Cidadeverde.com

Câmara realiza sessão especial no Dia de Combate ao Tabagismo

A Câmara Municipal de Teresina realiza nesta segunda-feira (28) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo.  A sessão é proposta pela vereadora Rosário Bezerra (PT), autora da lei nº 4034/2010, que proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer tipo de produto produto fumígeno em ambientes fechados. 

Antes da sessão, às 7 horas da manhã, será realizada uma panfletagem na Avenida Frei Serafim, com o intuito de alertar a população sobre os malefícios causados pelo fumo. “Apesar de transmitir uma imagem de glamour e rebeldia, o cigarro causa sérias complicações à saúde. Pior, o fumante não causa danos apenas a si mesmo, mas também a quem está a seu redor”, afirma Rosário Bezerra.

A vereadora ainda recorda que os fumantes passivos sofrem ainda mais com a fumaça do cigarro, já que inala cerca de três vezes mais nicotina que próprio fumante. "O fumante passivo pode adquirir problemas no trato respiratório, doenças cardíacas e até câncer de pulmão", destaca Rosário.

A lei de autoria de Rosário prevê penalidades para os estabelecimentos comerciais que desrespeitarem o decreto. As punições variam de uma advertência até a interdição do estabelecimento por 30 dias. O cidadão que se sentir desrespeitado pode denunciar à Vigilância Sanitária e aos órgãos de defesa ao consumidor. 

Apenas no Brasil, estima-se que 200 mil pessoas morram anualmente em decorrência do tabaco. Estatísticas apontam que o cigarro sozinho é responsável por 70% dos óbitos por câncer de pulmão. Um de seus ingredientes, o alcatrão é composto por mais de 40 substâncias cancerígenas como arsênio, naftalina, substâncias radioativas e veneno de rato. 

“Atualmente, os fumantes já possuem mais consciência do risco que causam para os que não fumam. Nossa meta é transformar Teresina numa cidade livre do tabagismo”, finaliza a vereadora.

Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais