Cidadeverde.com

Juiz condena cantor por ofensa em música que fala de Fernanda Lages

Imprimir
O juiz Manoel de Sousa Dourado, do juizado especial da Ufpi, condenou o cantor José Marques de Sousa Filho a pagar indenização por marcha carnavalesca considerada ofensiva contra a estudante Fernanda Lages, que foi assassinada há 10 meses.


A ação foi impetrada pela tia da estudante, Cassandra Lages Veras. Na decisão, o juiz Manoel Dourado ordena que o cantor pague uma multa de R$ 3 mil por danos morais.


Veja o que pediu a família: 

A autora do presente afirma que, no dia 16 de fevereiro de 2012, a parte requerida postou no facebook uma machinha, de cunho jocoso, à estudante, brutalmente assassinada, Fernanda Lages, sobrinha e afilhada da autora. Tal atitude causou na família um sentimento de revolta e repudio, uma vez que a referida machinha maculou a imagem da estudante morta. Desta maneira, a parte autora vem, em juízo, pleitear a condenação da parte requerida pelos danos morais, bem como que seja o requerido compelido a não cantar a referida musica, ou que a cante colocando outro nome, que não seja o de Fernanda Lages.


A revolta da família foi quando o sambista divulgou em sua página pessoal na rede social Facebook uma composição sua intitulada "Marchinha da Fernanda". Na música, o compositor narrava a história de uma jovem que teria ido a uma "lage" (sic) de um prédio de uma construção, numa alusão à universitária Fernanda Lages, que foi encontrada morta no prédio de construção do Ministério Público Federal. 

Após a polêmica, o cantor mudou o título da música para "marchinha da Maria". 

Na decisão, o juiz determina ainda multa de R$ 5mil, caso o cantor desrespeite a liminar e cante a música em um show.

Reação

O compositor José Marques confirmou ao Cidadeverde.com que vai recorrer da decisão do juiz. Segundo ele, a liminar é uma “verdadeira extorsão”.

“A minha intenção não era denegrir a imagem de ninguém. Eu ia fazer a marcha da Fernanda, marcha dos promotores, marcha da Cico. Eles não entenderam e eles querem é dinheiro. Estou sendo extorquido pelo Ministério Público e pela família da Fernanda Lages”.

José Marques ressaltou ainda que irá ingressar com ação contra todas as pessoas que estão lhe xingando no Facebook. Ele esclareceu que chegou atraso na audiência pública que iria tratar do assunto e que tentou falar com a tia de Fernanda Lages, Cassandra Lages e com o advogado da família, Lucas Villa. “Eles queriam era esse resultado”, disse José Marques. 


Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais