Cidadeverde.com

Cresce a procura por produtos típicos de festas juninas

Imprimir
Batata doce, macaxeira, maçã, milho verde, amendoim e coco são alguns dos produtos indispensáveis para as tradicionais festas juninas e também têm destaque na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). Durante o período festivo, esses produtos são utilizados como matéria-prima para delícias como bolo, torta, maçã do amor, creme e cocada.


De acordo com o diretor presidente da Ceapi, Alberto Monteiro Neto, há uma perspectiva de crescimento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “Segundo o levantamento realizado pela Diretoria Técnica e Operacional, em junho de 2011 foram comercializados 32.961,2 toneladas de produtos. Este ano, acreditamos que haverá um crescimento em torno de 5 e 7%”, afirma Alberto Monteiro Neto.

A permissionária do maior mercado de distribuição de hortifrutis do estado, Luzinete Oliveira, que comercializa no galpão do Cheiro verde, macaxeira, maçã e batata doce há mais de oito anos no mercado, “essa é uma época de ótimas vendas, pois as festas juninas dão uma aquecida no mercado e as vendas aumentam consideravelmente. Nesse período, todo mundo se reúne e organiza uma festa junina. Já se tornou uma tradição em nosso Estado, assim como em todo o Nordeste, e essas confraternizações acabam impulsionando a comercialização dos produtos típicos dessa época”, explica Luzinete.

Amendoim e coco são comercializados em diversos boxes e bancas da Central de Abastecimento do Piauí e também tem bastante saída neste período. A vendedora Alberina Matos Batista afirma que a venda dos seus produtos, no mês de junho, triplicam. “O amendoim tem diversos usos, transformando-se em verdadeiras guloseimas de dar água na boca. Neste mês, os pés de moleque, cocadas, bolos e tortas que utilizam o cereal são muito disputados e ganham destaque”, afirma ela que trabalha com esses produtos há mais de sete anos na Ceapi.

Ananias José da Paixão, que tem uma banca de hortifrutis no galpão do Abacaxi na Ceapi, diz que “essa é a época do ano em que mais vendo. Trabalho com a maçã, matéria prima básica da famosa maçã do amor, e com o milho que, nas festas juninas, é consumido de diversas formas: cozido ou assado, na espiga, na forma de pamonha ou de mingau, além de ser utilizado como matéria prima de bolos, sorvetes e pudins”.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais