Cidadeverde.com

Sesapi realiza ações especiais no Dia do Teste do Pezinho

Imprimir
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará atividades em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado no dia 06 de junho. 

A programação tem como principal objetivo informar a população sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal, uma ação preventiva, que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, dessa forma, o tratamento precoce e específico.

Com o Teste do Pezinho é possível, ainda, a diminuição das sequelas associadas a cada doença, como a deficiência mental, por exemplo. O Teste foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 1992, tornando-se obrigatório em todos os recém-nascidos vivos, para identificação de duas patologias: a Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito.
 
No Piauí, o Programa Nacional de Triagem Neonatal foi implantado em 2004, classificando o Hospital Infantil Lucídio Portela como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. Hoje, porém, o Estado conta com 257 postos de coleta, em todos os 224 municípios. Em 2010, por exemplo, 73.3% das crianças nascidas vivas foram triadas; em 2011, 73,10%. De 2005 a dezembro do ano passado, 96 crianças com Hipotireoidismo Congênito e 15 com Fenilcetonúria foram acompanhadas.
 
As atividades alusivas à data serão realizadas no Hospital Infantil e no Laboratório Central (Lacen). Outras informações podem ser adquiridas pela Coordenação Estadual de Triagem Neonatal, através do telefone: (86) 3216-3561.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais