Cidadeverde.com

UFPI: Juiz em Brasília mantém suspensão da eleição de reitor

Imprimir
A Justiça Federal decidiu manter a suspensão das escolha do novo reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI. A instituição havia recorrido da decisão, mas terá de fazê-lo novamente ou garantir mudanças na disputa, como a realização de debates e ampla divulgação da votação. 

A ação foi movida pelo professor Kilpatric Campelo, candidato de oposição a reitor. A UFPI interpôs agravo de instrumento para tentar derrubar a liminar. No entanto, nesta segunda-feira (4) a Justiça Federal confirmou a manutenção da decisão, que deixa a eleição ainda suspensa.

Dessa vez a decisão foi do juzi federal Vallisney de Souza Oliveira, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília/DF, e data de 1º de junho. O magistrado alega não encontrar motivos para dano irreparável ou de difícil reparação.

A eleição estava marcada para 23 de maio. A votação acontecia quando a UFPI recebeu a decisão do juiz federal substituto da 1ª Vara Federal, Rafael Leite Paulo. Ele considerou a pouca publicidade do processo de consulta, a falta de debates, os prazos curtos do cronograma de atividades e a greve dos professores como fatores determinantes para se suspender o pleito. 

Além disso, citou decisão judicial que deveria ser seguida para a regulamentação do processo de formação da lista tríplice, mas acabara tornando a consulta à comunidade acadêmica "um mero procedimento formal". 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: UFPIreitor