Cidadeverde.com

Milho verde é um dos produtos mais vendidos na Ceapi, diz pesquisa

Imprimir
O milho verde é um dos itens mais procurados pelos consumidores nos mês de junho na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). As festas juninas, tradicionais nesse período, aceleram a procura da hortaliça que é rica em carboidratos, fonte de óleo e fibras e fornece pequenas quantidades de vitaminas B1, B2 e E.


Nas zonas produtoras do Nordeste, os preparos para o plantio iniciam normalmente logo após o carnaval, quando acontecem as primeiras chuvas. O milho comercializado no maior mercado de distribuição do hortifrutis do Estado é proveniente dos municípios de Água Branca e Olho D’Água, ambos no Piauí; e ainda, de Tianguá, no Ceará.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Ceapi, Thyago Lima, o milho verde pode ser comprado na espiga em diversas bancas e lojas do mercado, com ou sem palha. “A polpa, parte amarelada, envolvida pela palha, deve ter grãos macios e leitosos. A palha também pode apresentar características que ajudem na escolha. As folhas novas e de cor verde, brilhosa, indica que o produto é fresco, melhor para o consumo”, informa o agrônomo.

Thyago explica ainda que por ser perecível, o milho perde a qualidade rapidamente após a colheita. “Mantê-lo na geladeira é uma outra opção. Pois, em baixas temperaturas, coberto com saco plástico, o produto pode ser conservado por até cinco dias. O saco plástico auxilia na conservação do grão, evitando que murchem rapidamente”, sugere o agrônomo da Ceapi .

Na culinária, a hortaliça pode ser consumida de diversas formas, seja cozida ou assada, na espiga, na forma de pamonha, canjica, bolos ou ainda como ingredientes de pratos salgados ou doces. Na Central de Abastecimento do Piauí, o cento do produto é comercializado, em média, por R$ 30.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais