Cidadeverde.com

Itália cede empate à Croácia e pode reviver pesadelo de 2004

Imprimir
A Itália teve tudo para já encaminhar sua classificação às quartas de final da Eurocopa, mas vacilou nesta quinta-feira e acabou cedendo um empate por 1 a 1 com a Croácia na segunda rodada do grupo C da Eurocopa. Pirlo abriu o placar para os italianos com um golaço de falta, mas Mandzukic igualou o placar na etapa final.


Com o empate, a Itália fica com dois pontos ganhos e chega à última rodada precisando de uma vitória sobre a Irlanda para avançar. Mesmo que vença, porém, há uma combinação de resultados que acabaria deixando os italianos de fora. Isso acontece se a Espanha vencer os irlandeses nesta quinta e encerrar a campanha na fase de grupos com um empate com mais de dois gols feitos com os croatas.

Neste caso, as três seleções empatariam com cinco pontos e levariam a decisão da vaga para o confronto direto entre eles. Com um 2 a 2, Espanha e Croácia teriam a vantagem sobre os italianos no número de gols marcados.

A combinação até é difícil, mas já aconteceu contra a própria Itália em 2004. Na ocasião, a Azzurra chegou à rodada final precisando vencer a Bulgária e até conseguiu cumprir a missão. O problema é que Suécia e Dinamarca ficaram em um 2 a 2 e forçaram o empate tríplice na liderança da chave. Com vantagem no número de gols marcados, suecos e dinamarqueses avançaram e deixaram os italianos de fora da fase final.

Após o empate com a Espanha na estreia, a Itália entrou em campo abandonando o sistema mais defensivo. A Azzurra fez um ótimo primeiro tempo e criou várias chances, principalmente pelo lado direito de campo, com Cassano. O gol, porém acabou saindo de uma bola parada e do outro lado do campo, o esquerdo. Prilo acertou um belho chute no ângulo do goleiro Pletikosa e estudou as redes do croata.

O gol acabou quebrando um jejum nas faltas que já persistia desde a última rodada da fase de grupos da Eurocopa de 2004. O último jogador que havia marcado em uma cobrança direta de falta na Euro havia sido o tcheco Heinz, na vitória da República Tcheca sobre a Alemanha por 2 a 1.

Em vantagem no placar, porém, a Itália decidiu se fechar no segundo tempo. O forte esquema de marcação até estava funcionando, mas caiu por água abaixo com um erro de marcação. Já na metade do segundo tempo, Chielini subiu na área para tentar afastar um cruzamento, mas não achou a bola, que caiu nos pés de Mandzukic. O croata não desperdiçou e deixou tudo igual.


Fonte: ESPN
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais