Cidadeverde.com

Jockey Center é demolido; Shopping foi referência comercial nos anos 80

Imprimir
Referência para a juventude hoje com 30, 40 poucos anos, o Jockey Center, espaço comercial na zona Leste de Teresina, foi demolido nesta quarta-feira (20). Nas redes sociais, saudosistas postaram fotos do local lembrando momentos do primeiro centro de compras da capital piauiense. Os tratores começaram a trabalhar por volta de 7h da manhã.

Helder Sousa/Cidadeverde.com


"Desaparece um ícone dos anos 80", comentou na internet Marcelo Leonardo, músico e presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, órgão da Prefeitura de Teresina.

"Jockey Center... Quem diria! Já foi o melhor point da zona leste da capital... Hoje virando pó!", escreveu o internauta Marcelo Lima no Twitter. 


Não só o melhor como o primeiro. O Jockey Center precedeu o PCenter, na avenida Nossa Senhora de Fátima, e o Baloom Center, próximo ao balão do bairro São Cristóvão. Construído por volta de 1985, o espaço virou point da juventude para compras e lazer, em especial nas tardes de sábado e noites de domingo, quando alguns que já dirigiam carros se arriscavam em rachas e manobras perigosas, como cavalos de pau, na avenida Homero Castelo Branco.





Além das lojas que traziam grifes famosas e outras novidades para Teresina, o Jockey Center concentrava lanchonetes, sorveterias, bombonieres e uma das filiais do Choppizza, uma das pizzarias mais famosas da cidade. Após a missa na igreja de Nossa Senhora de Fátima, a juventude seguia até o local para paquerar, jogar fliperama ou conversa fora. O espaço foi a primeira referência comercial para a população que dependia do Centro da cidade.

Futuro
"O Jockey Center foi o embrião da ocupação da própria avenida Homero Castelo Branco como centro de compras", comenta o arquiteto João Alberto Monteiro. Hoje secretário de Planejamento do município, ele vê a avenida se tornar um dos principais eixos comerciais da zona Leste de Teresina e constata o que já havia sido percebido por empresários que alugaram pontos no local e não tiveram o retorno esperado. 


A estrutura do imóvel de um quarteirão ficou acanhada para o crescimento da cidade, hoje com dois grandes shoppings centers e um terceiro a ser inaugurado. As poucas lojas e vagas de estacionamento, aliadas a concorrência dos locais onde se encontra tudo, tornaram os pequenos shoppings obsoletos. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Cityplan, empresa contratada apenas para a demolição. Segundo o arquiteto Rubens Tajra, a imobiliária que hoje cuida do Jockey Center (Rocha e Rocha) ainda não definiu o que irá construir no local, ou se venderá o terreno para a realização de outro empreendimento. Para quem passar pelo cruzamento das avenidas Arêa Leão e Homero Castelo Branco, vão ficar as lembranças de um período único da juventude e na história do comércio na capital.

Colaborou Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais