Cidadeverde.com

"Lula passou dos limites", diz Erundina

Imprimir
BRASÍLIA - Um dia depois de deixar o cargo de vice na chapa do PT, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou que fará campanha para o candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, mas não participará das agendas em que o presidente estadual do PP, deputado Paulo Maluf, estiver presente. A deputada disse nesta quarta-feira que recebeu muitos elogios por ter desistido da chapa com Haddad devido à aliança com Maluf. Indagada se Lula passou dos limites ao articular o acordo para ampliar o tempo de TV, ela respondeu:


- Eu acho. Aquilo lá foi ruim. O preço foi alto por uma coisa pequena. Eu acho que a mídia é importante, mas não determina de forma absoluta o processo eleitoral.

Em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira, ela afirmou que Maluf tira credibilidade de Haddad devido à sua participação na ditadura militar, por ser procurado pela Interpol e pelo que ele representa, segundo Erundina, para a política brasileira. A deputada não poupou o ex-presidente Lula pela foto tirada na casa de Maluf, selando a aliança, e criticou o pragmatismo eleitoral petista. Ela reconheceu saber da possibilidade de aliança com o PP, mas não imaginava que seria tão explícita.

- Você vai na casa de alguém quando tem intimidade com ela. Eu não acho que o Lula tenha respeito por Maluf nem vice-versa. O tempo de TV é importante, mas não a ponto de sacrificar uma história - disse Erundina, acrescentando: - Aquele encontro foi inadequado pelo simbolismo que aquela figura representa na política de São Paulo e brasileira.

A deputada afirmou que foi um momento "delicado" a decisão de desembarcar da chapa petista, mas resumiu:

- Conviver com essa pessoa (Maluf) não dá.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) apareceu para dar um abraço em Erundina no meio da entrevista, simbolizando os petistas que também não estão satisfeitos com essa aliança eleitoral. Depois de quase uma hora de coletiva falando de Maluf, Erundina caiu em si:

- A gente está perdendo muito tempo falando no Maluf - disse.

Mais cedo, ao chegar na Câmara, ela disse que, ao deixar a chapa do PT, atendeu aos apelos da sociedade.

- Nós precisamos estar atentos ao que a sociedade sinaliza, ao que a sociedade acha das atitudes de seus representantes – disse Erundina, completando:

- A militância estava muito empolgada, mobilizada, muito a fim de levar a campanha. Foi uma pena, mas em todo caso vamos levar em frente. Temos que fazer do limão uma limonada.

Na opinião da deputada, a decisão pode enfraquecer a candidatura de Haddad.

- Poderá enfraquecer. Criou-se um clima de perplexidade entre a militância, um desconforto. A militância petista tem exigências, não são indiferentes ao que seus dirigentes decidem.

A decisão de Erundina foi anunciada ontem no final da tarde. O comunicado foi feito pelo presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, após uma reunião dos dirigentes do partido com Erundina.

Marco Maia diz que Erundina deveria rever decisão

No Rio de Janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse nesta quarta-feira que a deputada Luisa Erundina deveria reavaliar a decisão dela de ter deixar a chapa do candidato do PT, Fernando Haddad, à Prefeitura de São Paulo.

- Ele deveria reavaliar a opinião dela. É o que eu sempre digo: é preferível que se faça um conjunto de alianças em cima de um projeto que permita ganhar a eleição para administrar bem para o povo do que se afastar dessa possibilidade e não fazer essas transformações na cidade de São Paulo - disse antes de participar da abertura oficial da Rio+20.

Segundo o presidente da Câmara, Erundina e o PSB precisam estar juntos do PT para fazer o que ele chamou de "transformação radical" em São Paulo.

- Precisamos fazer uma transformação radical na estrutura dessa cidade. E por isso, o PT precisa fazer as alianças necessárias que garantam essas mudanças e essas transformações. A Erundina e o PSB precisam estar juntos conosco neste projeto - afirmou Marco Maia.

Marco Maia diz que não vê problemas em fazer aliança com Maluf, já que o PT é coligado com o partido nacionalmente. Mas considerou lamentável a saída de Erundina da chapa.

- É obvio que é lamentável. A deputada é séria, comprometida com as questões sociais. Ela dialoga e muito com o projeto do PT. Já foi prefeita de São Paulo e tem uma base eleitoral fantástica.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais