Cidadeverde.com

Vacina pentavalente passa a integrar calendário básico

Imprimir

Os pais devem ficar atentos para as modificações no calendário básico de vacinação das crianças. A partir do segundo semestre deste ano, serão incluídas duas novas vacinas.


Uma é a pentavalente, em substituição a tetravalente. A pentavalente, que passa a englobar difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B em uma só dose. Atualmente, a proteção dessas doenças é feita em duas doses em separado.


A união das duas vacinas tem como objetivo diminuir o número de picadas nas crianças.


Além disso, será introduzida a vacina inativada poliomielite, que já é usada em países que conseguiram erradicar a doença.





Atualmente são dadas gotinhas da vacina em todas as doses. Porém, segundo a infectologista Elna do Amaral, foi comprovado que as doses em gotas nos primeiros meses de vida da criança propiciavam o aparecimento da doença com vírus atenuado em alguns casos raros. As duas primeiras doses, portanto, no 2º e 4º mês de vida, passam a ser injetáveis. Os reforços no 6º e 15º mês continam sendo em gotas.


Segundo o coordenador da 4ª Regional da Secretaria Estadual de Saúde, Vinicius Oliveira, os técnicos piauienses serão capacitados para essas novas vacinas na próxima sexta (06).


"Serão discutidos temas como armazenamento e aplicação das doses. O Brasil passa a ser preparar para a erradicação total no mundo da polio", disse.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais