Cidadeverde.com

Exército tem denúncias de distribuição de água irregular

O comandante do 25º Batalhão de Caçadores - 25º BC -, coronel Silva Marques, confirmou em entrevista no Jornal Cidade Verde desta quarta-feira (4) que o Exército recebe denúncias de distribuição irregular de água no semiárido. Um número de telefone para denúncias chegou a ser destinado para as queixas, mas é repassado somente aos sertanejos para diminuir o número de trotes. 

Segundo o coronel, as principais denúncias são de entrega de carrada de água pelo pipeiro em quantidade menor que a prevista e até de água inapropriada para consumo. "Antes da água ser distribuída, é recolhida amostra daquele manancial para fazer o teste e saber se é potável ou não. Se o pipeiro pegar água de local não cadastrado, é excluído do programa", explica. 

"Nós atendemos a quase 300 mil pessoas. É claro que sempre vai haver um problema ou outro", acrescenta. Em alguns casos, em função das estradas ruins, está sendo usado trator-pipa ao invés dos caminhões.

O coronel confirmou que a demanda tem aumentado no semiárido do Piauí. Hoje são 381 carros-pipa em 78 municípios, 150 a mais do que quando eram apenas 51 cidades antendidas. "A situação é realmente emergencial e o programa visa atender o consumo humano. Com a piora da estiagem, é claro que a demanda aumentou".

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: seca25º BC