Cidadeverde.com

Nordeste é a região com maior medo de violência no Brasil

A pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômica Adequada (Ipea), divulgada nesta quinta-feira (5) sobre a sensação de insegurança no Brasil, indica que o Nordeste tem a população com maior desconfiança em relação a segurança pública, considerando ter "muito medo" nas quatro formas pesquisadas, com os seguintes índices:

Medo de assalto à mão armada - 73,4%
Medo de assassinato - 72,9%
Medo de arrombamento residencial - 73,4%
Medo de agressões físicas - 71,7%

Com 3.799 questionários, a pesquisa abordou a população das cinco regiões do Brasil e apresentou redução no percentual de três das quatro formas de violência pesquisadas, entre as pessoas que consideram ter "muito medo". A única exceção foi no quesito agressão física, que teve um aumento de 5,8% em relação a última pesquisa, realizada em 2010. Em relação a assassinato, diminuiu de 78,6% para 62,4%. Assalto à mão armada caiu de 73,7% para 62,3% e o índice relacionado a arrombamento à residências teve queda de 68,7% para 61,6%.

Os questionários também apresentaram abordagens em relação à confiança nas instituições policiais e o Nordeste apresentou resultados demonstrando que a população está desconfiada. Entre os quesitos "confia pouco" e "não confia", o percentual atinge os 61,8% em relação à Polícia Militar. Já se tratando da Polícia Federal, a confiança é maior, com percentual de 57,2% nos quesitos "confia muito" e "confia".

Para os nordestinos, a principal causa da criminalidade é desigualdade social com 22,6% dos sete itens questionados, seguindo a percepção nacional que foi de 23,8%. Outro item destacado pela pesquisa foi a principal dificuldade que os policiais enfrentam para realizar seu trabalho. Na visão dos entevistados na região Nordeste, 17,8% apontam o aumento do tráfico de drogas como principal dificuldade.

Os dados da pesquisa foram coletados no mês de março deste ano através do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS). 


Fonte Ibahia
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais