Cidadeverde.com

Parada da diversidade deve reunir 65 mil pessoas na av. Raul Lopes

Imprimir
No período de 26 de agosto a 1º de setembro Teresina será o palco de acalouradas discussões sobre os direitos de LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A 8ª Semana do Orgulho de Ser, organizada pelo Grupo Matizes, trará a Teresina renomados estudiosos sobre o tema da Diversidade Sexual.


Todas as atividades da Semana do Orgulho de Ser são gratuitas. Qualquer pessoa interessada no tema da diversidade sexual pode participar. Não é preciso fazer inscrição prévia.

A 8ª Semana do Orgulho de Ser será finalizada com a 11ª Parada da Diversidade, que pela primeira vez acontecerá em um sábado, dia 1º de setembro. Maria José Ventura, Coordenadora Geral do Matizes, explica que a mudança do dia acata uma decisão dos internautas que participaram de uma enquete no facebook.  "Inicialmente havíamos decidido que a Parada seria realizada em uma sexta-feira, dia 31 de agosto, mas, democratimente, resolvemos respeitar a opinião dos internautas", explica a Coordenadora do Matizes.

Ano passado, a Parada da Diversidade reuniu 60 mil pessoas na Av. Raul Lopes. Para este ano, a expectativa do Matizes é reunir pelo menos 65 mil pessoas.


Parada da diversidade 2011

Programação da 8ª Semana do Orgulho de Ser 
(sujeita a alterações)

26 de agosto

8h - Passeio Ciclístico
10h – Torneio de Futebol feminino

27 de agosto

9h - Mesa redonda: Falando de homossexualidade na sala de aula – Prof. Dr. Francisco Junior (UFPI); Adélia (NOVAFAPI) e Profª Msc. Consolação Pitanga (Novafapi) – Faculdade Novafapi

16h - Palestra: A legalização da união homoafetiva: reflexões - Ministrante: Thaynara Marwell de Oliveira Riedel (Graduanda do Curso de Bacharelado em Direito- CEUT) - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)

18h – Oficina – Atenção à saúde para travestis, transexuais e gays - Faculdade Novafapi (parceria com o GPTRANS)

27 e 28 de agosto

6ª Semana Universitária do Amor de Iguais – Auditório Noé Mendes (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)

Mostra de Filmes – Tela Sociológica (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)

28 de agosto

10h – Debate: Saúde e diversidade: múltiplos olhares

15h Vídeo: Vídeo para Bob - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)

16h - Palestra: Homofobia e políticas públicas - Ministrante : Karol Jerfesson Alves de Sousa - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)

Palestra: Saúde espiritual da pessoa LGBT através da Inclusão – palestrante: Paulo Steckel (Coordenador Geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva)

28 a 30 de agosto

12h - Mostra de filmes – Local: Sala Torquato Neto (Parceria com a Fundação Cultural do Piauí)

29 a 31 de agosto

4º Encontro Piauiense de Mulheres Lésbicas e Bissecuais

29 de agosto

9h - Mesa Coordenada: Bullying no contexto universitário - Palestrantes: Mariane de Lira Siqueira - Psicóloga UESPI/ PREX e Yara Barroso Nascimento - Assistente Social UESPI/ PREX – Laboratório de Artes da UESPI – Campus Torquato Neto (parceria com a UESPI)

16h - Palestra: Genêro, sexo e sexualidade - Ministrante: Profª. Msc. Carla Daniela Alves Rodrigues - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)

18h- Palestra - Reflexões sobre orientação sexual e identidade de gênero não-hegemônicos: o papel da(o) Assistente Social na defesa de direitos humanos da população LGBT - Marylucia Mesquita – Assistente Social, Mestra em Serviço Social (UFPE) e Coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS (Parceria com o CFESS e CRESS Piuí)

19h – Show Boca da Noite “O mar de Teresina fica no céu da boca das meninas” (homenagem das lésbicas aos 160 anos de Teresina) - Local: Espaço Cultural Osório Jr. - Parceria com a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC

30 de agosto

8h - Seminário de formação – Público-alvo: servidores dos CREAS de Teresina – Local: Centro de Formação Odilon Nunes - (Parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social)

16h - Palestra: Múltiplos olhares sobre a família - Ministrante: Profª Msc. Marcia Adriana Lima de Oliveira - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI

31 de agosto

16h - Palestra: Saúde e diversidade - Ministrante: Karinna Alves Amorim de Sousa - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)

18h30min - Coral UESPI apresenta: musical gonzaguiano – 100 do Rei do Baião - Regência: Profa. Maria Cláudia Anjos e Tenório – Teatro de Arena - Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI) 

1º de setembro

17h - 11ª Parada da Diversidade - Av. Raul Lopes

19h - Show da diversidade– (Participação de vári@s artistas piauienses, interpretando canções temáticas sobre o amor de iguais) - Local: Ponte Estaiada - parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e FUNDAC.

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais