Cidadeverde.com

167 mil piauienses podem ficar sem telefone popular por dados desatualizados

Imprimir
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 167.981 pessoas no Piauí podem ficar sem acesso ao projeto de telefone popular por falta de atualização no Cadastro único do Governo Federal.


“É preciso frisar que só as pessoas com o cadastro em dia podem se cadastrar no programa. De Junho de 2012 até junho de 2013 podem solicitar aquelas famílias com renda mensal de um salário mínimo”, disse o subgerente da Anatel no Piauí, Francisco José Matias.

Desde o mês de junho que famílias podem solicitar o serviço de telefone popular. O valor da assinatura mensal é de R$ 9,97 e a taxa de adesão, que pode ser parcelada, é de R$ 40,82. Ambos valores são exclusivamente para o Piauí.

“O telefone popular tem as mesmas características técnicas de um telefone convencional. A assinatura dá direito a pessoa falar 90 minutos em chamadas locais. Quando acabar a franquia é só colocar créditos como se fosse um telefone pré-pago”, explica Francisco Matias.

A princípio, as operadoras terão prazo de 30 dias para instalar o telefone. A Anatel informa que a tolerância será reduzida para sete dias para instalação em breve. Para solicitar o serviço é só apresentar comprovante de renda, RG, CPF e documento que comprove o Número de Identificação Social (NIS).

Dados do Piauí
De acordo com a Anatel, no Piauí, 523.066 pessoas no Cadastro Único do Governo Federal tem direito a solicitar o programa de telefone popular. Mas apenas 357.085 piauienses estão com cadastro atualizado e podem solicitar o benefício. 

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais