Cidadeverde.com

Setrans participa de licitação sobre a navegabilidade do rio Parnaíba

Imprimir
O secretário estadual dos Transportes, Avelino Neiva, participará na próxima segunda-feira (30), em Brasília, de uma reunião que tratará da abertura do projeto de licitação da navegabilidade do Rio Parnaíba em conjunto com representantes do Ministério dos Transportes. Para a realização do projeto devem ser investido um montante de R$ 360 milhões.

Fotos: Cidadeverde.com

Outrora navegável e fonte de riquezas para a população piauiense, o rio é novamente alvo de interesse por parte do Governo do Estado. “A obra é altamente viável, sendo que para um estado se desenvolver, as estradas de ferro, bem como a exploração da navegação dos rios são imprescindíveis na área dos transportes. Aliado aos portos, a navegabilidade do rio será mais uma forma de escoar a produção, estimulando as importações e exportações”, ressalta o secretário.


De acordo com a Setrans, o rio Parnaíba tem 1.450 quilômetros de extensão e um grande potencial para a exploração da navegação.

No final do ano passado, técnicos do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fizeram uma visita ao Estado, onde percorreram toda a extensão do rio. 


A primeira etapa da visita englobou o território que liga o município de Santa Filomena até Guadalupe. Enquanto que a segunda etapa contemplou o espaço entre Teresina e Parnaíba. A obra de revitalização da navegabilidade do rio já está inclusa nas verbas destinadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais