Cidadeverde.com

Phelps quebra recorde de medalhas olímpicas

Imprimir
Com a ajuda de Ryan Lochte, Michael Phelps cravou para sempre seu nome na história dos Jogos Olímpicos nesta terça-feira. No Centro aquático em Londres, o nadador fechou o revezamento 4x200 m livre para confirmar a medalha de ouro para a equipe dos Estados Unidos, feito que o deixa com o recorde absoluto de medalhas olímpicas: 19 no total.


Phelps chegou ao 19° pódio fechando o revezamento 4x200 m livre, depois das passagens de Ryan Lochte, Conor Dwyer e Ricky Berens, responsáveis por abrir uma considerável vantagem de quase 4 segundos para que o multicampeão levasse o público ao delírio no trecho final. Os americanos fecharam a prova em 6min59s70.

A medalha de prata ficou com a França, com tempo de 7min02s77. Participaram da prova Amaury Leveaux, Gregory Mallet, Clemente Lefert e Yannick Agnel. Já o bronze ficou com a China, que competiu com Yun Hao, Yunqi Li, Haiqi Jiang e Yang Sun. O tempo final dos asiáticos foi de 7min06s30.Assim, Michael Phelps soma 15 medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, totalizando 19.


Até esta terça-feira, a recordista isolada de medalhas em edições de Jogos Olímpicos era a ginasta russa Larissa Latynina, que competiu pela União Soviética em Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964. No período, foram 18 medalhas, sendo nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A especialidade era a prova do solo, na qual conquistou o primeiro lugar nas três Olimpíadas.

Inicialmente, Michael Phelps entrou para a história olímpica de maneira diferente: quebrou o recorde de medalhas de ouro conquistadas em uma edição, com oito nos Jogos de Pequim 2008. Antes disso, já havia conquistado outros seis em Atenas 2004, além de dois bronzes. Em Londres, subiu ao pódio com a prata no revezamento 4x100 m medley e nos 200 m borboleta.


No processo de treinamento para a Olimpíada britânica, Phelps em nenhum momento manifestou a intenção de igualar o feito de Pequim e afirmou seguidas vezes que não apresentaria o mesmo desempenho. Isso ficou claro em sua primeira final, nos 400 m medley, quando terminou fora do pódio, com o quarto lugar. Apesar disso, demonstrou força para reforçar seu nome na galeria de grandes atletas olímpicos da história.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais