Cidadeverde.com

Firmino quer servidores nas decisões na saúde, caso seja eleito

Imprimir
Caso seja eleito prefeito de Teresina na eleição deste ano, o candidato da coligação Construindo Novos Caminhos, Firmino Filho (PSDB), pretende envolver mais o servidor nas atividades do setor de saúde para conseguir melhorar o atendimento nos hospitais e em toda a rede. A meta é elevar a autoestima e dividir responsabilidades levando o servidor da Fundação Municipal de Saúde para o centro das decisões.

“O trabalhador deve ser visto como um sujeito no seu processo de trabalho, que pode contribuir significativamente com o planejamento, formulação e execução das ações de saúde. É importante que ele participe das decisões e se sinta corresponsável na execução das ações. Para que isto aconteça, é necessário promover um ambiente de trabalho democrático, saudável e participativo que possibilite o 'sentimento de pertencimento'. E nossa intenção é fortalecer a política de valorização profissional e consequentemente, oferecer um atendimento mais humano e especializado aos teresinenses”, enfatiza o candidato.


O tucano pretende implementar na saúde uma política que começa bem antes do teresinense precisar do atendimento. Para alcançar esse objetivo o candidato pretende, além de valorizar o trabalhador da saúde, focar a gestão, avançar na perspectiva de realmente transformar a Atenção Básica (AB) em uma estratégia de reorganização do SUS.

Para efetivar essa política, segundo o candidato, há que se considerar o orçamento crescente da Fundação Municipal de Saúde, que hoje está na ordem de 38% do orçamento geral da Prefeitura de Teresina, com clara tendência de continuar se elevando a patamares que podem inviabilizar as duas instituições.

Outro ponto que também deve ser levado em conta, segundo Firmino Filho é o número de servidores, que gira em torno de nove mil, correspondendo a mais de 50% de todos os servidores da Prefeitura de Teresina, embora as reclamações quanto à qualidade dos serviços sejam cada dia maiores.

“Iremos focar a gestão, pois está claro que o principal problema dos serviços da Fundação Municipal de Saúde não se localiza principalmente na questão dos recursos financeiros e de pessoal, mas na gestão do sistema. Cabe ressaltar que a melhoria qualitativa da gestão deve se dar não apenas nas várias unidades que compõem o sistema, mas principalmente na gestão da rede assistencial da cidade”, explica Firmino Filho.

Durante reuniões realizadas na zona Lesta da cidade, na noite desta quinta-feira (02/08) Firmino Filho explicitou as estratégias que vai usar para melhorar a saúde de Teresina e pediu o apoio dos coligados para que a campanha continue crescendo.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais