Cidadeverde.com

Banda punk pode pegar três anos de prisão

Imprimir
A promotoria russa pediu nesta terça-feira, 7, uma pena de três anos de prisão para as integrantes da banda punk feminina Pussy Riot, que fizeram uma oração, no interior da principal catedral de Moscou, pedindo à virgem Maria que levasse o presidente Vladimir Putin "embora". Os promotores ignoraram os pedidos de grupos de defesa dos direitos humanos para que as três mulheres sejam libertadas.


O promotor Alexander Nikiforov descreveu seu pedido como brando, afirmando que as recomendações levam em conta o fato de que duas das rés serem jovens mães e terem boas referências.

As acusações de vandalismo contra as integrantes da banda podem levar as três mulheres a penas de até sete anos de prisão. O trio, formado por Nadezhda Tolokonnikova, de 23 anos, Maria Alekhina, de 24, e Yekaterina Samutsevich, de 29, está detido há cinco meses, desde a performance na catedral, em fevereiro. Naquele dia, elas tomaram o púlpito na catedral Cristo Salvador e, por menos de um minuto, cantaram, dançaram e pediram que Putin fosse "embora". O veredicto deve sair nesta semana.

As rés disseram que seu objetivo era expressar ressentimento com o fato de o patriarca Kirill apoiar Putin. Mas os promotores têm afirmado, durante todo o julgamento, que não houve motivação política por trás da performance. "Elas se colocaram contra o mundo Ortodoxo e tentaram desvalorizar tradições e dogmas que se formaram há séculos", afirmou Nikiforov nesta terça-feira.

O julgamento dividiu a Rússia. Alguns fiéis se sentem insultados pelo ato, mas outros acreditam que as integrantes da banda são inocentes que estão sendo tratadas injustamente.

Fonte: Estadão
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais