Cidadeverde.com

Piauí registra 20% de umidade do ar e médico alerta para desidratação

A baixa umidade do ar vem trazendo prejuízos não só ao meio ambiente, com as queimadas, mas também à saúde dos piauienses. De janeiro a 06/08 deste ano o Piauí já registrou 3.600 focos de incêndio. Isso representa um aumento de 134% em relação ano ano passado. O Piauí é o primeiro em registros de queimadas no Nordeste.


Os principais fatores que contribuem para esse alto índice são as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar.





Hoje (10), Teresina registra máxima de 36º e a umidade relativa do ar deve ser de 20% em média. Com esse baixo índice, o médico Gilberto Albuquerque alerta a população para exposição ao sol e os perigos da prática da atividade física.


Segundo o médico, a prática de exercícios físicos deve ser observada por conta do perigo de desidratação. "Exposição aos exercícios faz a pessoa perder muito líquido, gerando desidratação, ressecamento de mucosas, formação de pregas na pele, a pele dos pés começa a rachar, defesas da imunidade ficam afetadas e há precipitação dos cálculos renais. Exercício é necessário. Mas precisamos ir recompensando o organismo a medida que vamos exigindo dele, repondo esse líquido. É importante não beber muita água de uma vez, em pequenas quantidades e em intervalos de tempo pequenos", disse o médico.





O educador físico Fábio Mota afirma que os exercícios devem ser praticados no início da manhã ou no final da tarde. Nas academias a preocupação com a ingestão de líquidos deve ser a mesma, já que a maioria possui sistema de ar refrigerado, o que resseca ainda mais o ambiente.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais