Cidadeverde.com

Bandeira Olímpica chega ao Brasil nesta segunda-feira

Imprimir
Agora é com o Rio de Janeiro. Em cerimônia que durou pouco mais de três horas, Londres se despediu da Olimpíada neste domingo com uma grandiosa e sonora festa de encerramento no Estádio Olímpico, que teve o Brasil, sede dos próximos Jogos, como protagonista.

Assim como foi na abertura, a cerimônia de encerramento teve a música como grande estrela da noite. Desde os primeiros momentos do evento deste domingo, os britânicos mostraram ao mundo que o forte deles, além do esporte – a Grã-Bretanha ficou em terceiro do quadro de medalhas -, são as canções do universo pop que fizeram parte da vida de muitos.

Renato Sorriso, Alesandra Ambrósio e Seu Jorge - Foto: Jewel Samad/AFP

As músicas de Beatles, David Bowie e outros foram a trilha sonora para a passada de bastão para os brasileiros, que em cerca de oito minutos, fizeram uma festa não menos sonora: muito samba e até uma pitada de funk – o carioca, é claro.

Marisa Monte, Seu Jorge, o passista-gari Renato Sorriso, a top Alessandra Ambrósio e Pelé foram as estrelas da parte verde-amarela da cerimônia, que teve desde Heitor Villa-Lobos até Clara Nunes, passando por Wilson Simonal e Gilberto Gil nos alto-falantes. Uma palhinha do que virá por aí em 2016.

Renato abriu a apresentação sambando sozinho no palco, até ser interrompido por um segurança. Na sequência, o público foi convidado a um breve, mas intenso passeio pela cultura brasileira. Marisa Monte, de iemanjá, desfilou em uma passarela transformada em calçadão de Copacabana. Seu Jorge cantou Simonal, Bnegão foi de "Maracatu Atômico", de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, e um grupo de ritmistas deixou o estádio com ares de Sambódromo. "Canto das Três Raças", sucesso com Clara Nunes, ecoou e ajudou a esquentar a festa brasileira. Na parte final, Pelé surgiu com a camisa da Seleção e encerrou o número. Foi breve, mas serviu de aperitivo para o que vem por aí em 2016.


Marisa Monte, de Iemanjá, se apresenta na festa - Foto: Johannes Eisele/AFP

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi quem recebeu a bandeira olímpica das mãos do presidente do COI, Jacques Rogge, na cerimônia que marca oficialmente a passagem de uma Olimpíada para outra. Sai o rock, entra o samba.


Prefeito Eduardo Paes recebeu a bandeira em Londres no encerramento dos Jogos (Foto: Getty Images/Divulgação)

O Rio de Janeiro vive nesta segunda-feira (13) um dia importante nos preparativos para as Olimpíadas de 2016. A Bandeira Olímpica chega à cidade às 17h. Junto com ela desembarcam atletas que defenderam o Brasil nos jogos de Londres.

Como o Pavilhão Olímpico, no Centro do Rio, onde ela deverá ficar hasteada pelos próximos quatro anos, ainda não está pronto, a bandeira ficará, inicialmente, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. A previsão é de que ela passe para o Pavilhão Olímpico em dezembro, quando o local será inaugurado.

Na terça-feira (14), o prefeito Eduardo Paes deverá ir à Brasília levar a bandeira para a Presidente Dilma Rousseff, como informa o Bom Dia Rio.

Já na quarta-feira (15), a bandeira volta ao Rio. O prefeito fará o Tour da Bandeira, que passará pelo Complexo do Alemão, na Zona Norte, e pela Praça do Canhão, em Realengo, na Zona Oeste, para que os moradores dessas regiões vejam a Bandeira Olímpica.


Fonte: Band
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais