Cidadeverde.com

Debate sobre habitação esquenta confronto entre os sete candidatos

Imprimir
No último bloco com perguntas de candidato para candidato, o penúltimo do debate da TV Cidade Verde para a Prefeitura de Teresina na noite desta quinta-feira (16), os sete postulantes ao cargo de prefeito levantaram temas pontuais dos problemas da capital piauiense. A discussão sobre habitação esquentou o confronto de ideias. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Pelas regras, o sorteio define o candidato que pergunta e tem direito a escolher quem dará, em dois minutos, sua resposta, dando réplica de um minuto e tréplica de 30 segundos. 

Matérias relacionadas

Beto Rego x Wellington Dias
Primeiro a perguntar, Beto Rêgo (PSB) questionou Wellington Dias (PT) sobre as especulações de que o petista renunciaria na metade do mandato de prefeito para disputar as eleições para governador. "Meu querido Beto, não entra nessa das estratégias dos outros. O fato é que sou candidato a prefeito para atuar num mandato de 2013 a 2016. Apresentando um projeto até para 2024", disse Dias, que foi rebatido pelo adversário. "O problema é que o senhor tem esse costume", apontou, dizendo que com projeto até 2024 o petista "vai se entronar, e não ser prefeito". 


Beto Rego ainda ironizou Wellington Dias sobre a declaração de 2010, quando o então governador afirmou ter conversado com Deus para renunciar e disputar o Senado. "Eu não sei se nessa oportunidade (eleições 2014) o senhor vai ter que conversar com Deus para saber se vai ou não", provocou. "Eu converso com Deus e é todos os dias. É nele em quem confio, nele em que deposito todo o propósito dessa campanha", reagiu o senador petista. 


Vasconcelo Pinheiro x Daniel Solon
Na segunda pergunta, Vasconcelo Pinheiro (PCO) indagou Daniel Solon (PSTU) sobre os projetos para um transporte público eficiente. O socialista primeiro enalteceu a luta de estudantes e trabalhadores pela redução da tarifa de ônibus e implantação do sistema de integração. Em seguida, defendeu a valorização de outras formas de transporte ao invés da redução de imposto para a venda de mais carros, gerando engarrafamentos. "A gente precisa inverter essa lógica. Por isso que falo da necessidade de se criar uma empresa pública de transporte", disse Solon, anunciando que a mesma garantirá qualidade, regularidade e redução da tarifa.

Vasconcelo Pinheiro usou a tréplica para dizer que a integração do transporte em Teresina não existe. Ele chama de integração de integração dos ônibus não só entre si, mas com o metrô e hidrovias. "Nós temos dois rios de água abundante que estão abandonados pelos que aqui passaram", disse o comunista, endossado pelo colega de esquerda. Daniel Solon classificou a integração implantada pela Prefeitura como fajuta e muito limitada, um "bombom envenenado". 


Elmano Férrer x Firmino Filho
O prefeito Elmano Férrer (PTB) questionou Firmino Filho (PSDB) sobre sua política para os idosos. "Nós temos a obrigação de respeitar os direitos (do idoso)", disse o tucano, prometendo ampliar as estruturas dos centros de referência e assistência social, além de criar centros de convivência nos bairros, para que os idosos possam desenvolver sua vida social. Além disso, o candidato quer estimular a prática esportiva entre os mais velhos. "Queremos colocar a disposição da população mais 50 novas academias da terceira idade", anunciou.

Elmano Férrer disse ter criado mais de 20 academias ao ar livre e falou da criação da Secretaria do Idoso, seu projeto para o setor. "Nessa secretaria nós temos que ter uma estrutura descentralizada no sentido de trabalhar cada vez mais a longevidade, a expectativa de vida dos idosos", pontuou. Firmino Filho usou a tréplica para declarar que pretende fortalecer os projetos Agente Experiente e Agente da Paz, além de reduzir de 65 para 60 a idade mínima do beneficiado com o passe livre no transporte público. 


Daniel Solon x Maklandel Aquino
Solon usou a palavra para perguntar a Maklandel Aquino (PSOL) sobre sua política para as mulheres que são mães e não possuem creches para deixarem seus filhos. "O poder público municipal pode e deve contribuir para a condição da mulher, universalizando a oferta de creche para as crianças, contribuindo com a redução da jornada de trabalho das mulheres, concedendo mais tempo para se dedicarem a família", respondeu o candidato, concordando que há uma sobrecarga de atividades para o sexo feminino, que ainda seria prejudicado no atendimento em hospitais públicos. 

O candidato do PSTU apontou que Teresina possui 154 escolas de ensino infantil, mas sem estrutura adequada. "São verdadeiros depósitos de crianças, apesar dos esforços dos educadores", disse o socialista, defendendo a ampliação também das lavanderias e restaurantes públicos. Maklandel reforçou o compromisso com a universalização das creches e declarou que é preciso cobrar das empresas privadas bercários e tempo para amamentação. "Isso legalmente já existe, mas na prática não é cumprido".

Firmino Filho x Beto Rego
O candidato do PSDB perguntou quais as propostas para a juventude de Teresina. Para Beto Rego, o foco deve ser voltado para o esporte e melhor formação para o mercado de trabalho, dando uma alfinetada sobre a entrega de uma escola técnica municipal em gestão tucana para a administração do Governo Federal. "A gente entende que o ensino, a educação, é fundamental para que o jovem possa enfrentar o mercado de trabalho e ser um profissional de sucesso", disse o candidato do PSB. 


Firmino Filho afirmou pretende fortalecer as atividades esportivas e culturais, além de tirar do papel o projeto Meu Primeiro Emprego e dar incentivo fiscal para que empresas deêm oportunidades aos mais jovens, inexperientes e sem chance no mercado de trabalho. Além disso, o tucano quer lançar um projeto para baratear a primeira carteira de habilitação. Beto Rego complementou dizendo que as escolas precisam melhorar sua qualidade. "A escola suja é um ambiente no qual o jovem não se sente bem", disse o candidato, que ainda criticou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. "A Semel hoje praticamente só dá bola. Não tem uma política que possa orientar o jovem".

Maklandel x Vasconcelo
Em novo confronto de ideias entre candidatos de esquerda, Maklandel pediu a Vasconcelo Pinheiro (PCB) uma avaliação do orçamento popular de Teresina. "Esse orçamento popular é desvinculado. Não é aquilo que a sociedade almeja", disse o comunista, defendendo que os conselhos populares definam a destinação dos recursos. "Eles é que vão dizer o que querem no seu bairro que a prefeitura faça". Na mesma resposta, Vasconcelo ainda propôs a criação de uma universidade pública municipal, na qual o servidor não precise prestar qualquer prova para estudar. 

Maklandel Aquino disse que o orçamento é uma "farsa". "Apesar da exigência legal, na verdade não é a comunidade que decide", disse o candidado do PSOL, acrescentando que os recursos não contemplam a demanda da sociedade piauiense. Vasconcelo Pinheiro reafirmou que quer abrir o orçamento popular para os conselhos populares, e arrematou: "Esse orçamento é fajuto, fictício. Os delegados são comprados por seus vereadores".


Wellington Dias x Elmano Férrer
O candidato do PT leu prosta no site de Elmano Férrer sobre o programa Habitar Legal, para criar 25 mil imóveis em 4 anos. "O estranho é que ao mesmo tempo que faz essa promessa, o senhor extinguiu o Habitar Legal. Diz uma coisa e faz outra", provocou o petista, que foi rebatido. O petebista lembrou ter criado uma secretaria de habitação ocupada pelo PT até antes das eleições. "Eu convidei uma petista para ocupar o cargo. Ela saiu e está com esse discurso, que não é verdadeiro. (...) Nós encaramos (a regularização fundiária). Nós falamos pouco, muitas vezes não sabemos falar, mas sabemos trabalhar. (...) Estou fazendo a regularização fundiária e vou em frente".

Daniel Solon se sentiu ofendido quando Elmano Férrer disse que não foi o PSTU e nenhum outro partido de esquerda que falou em regularização fundiária, mas sim a sua gestão. O direito de resposta pedido foi negado pelos três advogados convidados pelo debate. 

Em seguida, Wellington Dias continuou a colocar a posição de Férrer como contraditória. "São posturas como essa que fazem o eleitorado ter decepções. Fala grosso, nessa firmeza, mas tem um ato seu anulando o Habitar Legal", disse o petista na réplica. O candidato a reeleição reagiu e disse que Dias não aproveitou seu mandato de governador para ações de regularização fundiária. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais