Cidadeverde.com

UPI: professores grevistas fazem barricada contra corte de ponto

Imprimir
Professores da UFPI em greve há 95 dias fazem uma barricada na entrada da universidade nesta segunda-feira (20) contra o corte do ponto referente aos dias não trabalhados. Os servidores levaram faixas, cartazes e pneus e estão impedindo a entrada de outros trabalhadores, além de divulgarem uma carta aberta à população piauiense.

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Segundo o presidente da Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi), Mário Ângelo Meneses, nesta terça-feira (21), às 15h, haverá uma nova assembleia em todos os campi da universidade para analisar a contraproposta que será encaminhada ao Governo Federal.  Os professores querem, entre outros pontos, que seja estabelecido o piso do Dieese de R$ 2.300, reajuste nas mudanças de níveis e a atualização dos valores pagos nas titulações para mestres e doutores.


Os grevistas rejeitaram a última proposta do Governo Federal cujo percentual de reajuste variaria de 25% a 40%, parcelado. 

 

De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), 54 universidades ainda estão paradas no país. Na última quinta-feira (16), o Andes-SN protocolou no Palácio do Planalto uma carta dirigida à presidenta Dilma Rousseff pedindo reabertura imediata das negociações com os docentes. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria-Geral da Presidência da República confirmou que o documento foi entregue e encaminhado ao gabinete da Presidência da República e aos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento.

 

No documento entregue ao Planalto, o Andes-SN diz que as duas propostas apresentadas pelo Ministério da Educação aos docentes - oferecendo, respectivamente, reajuste de 12% a 40% e de 25% a 40%.


A categoria também afirma que o governo não contemplou a reestruturação de carreira em sua oferta.


“Esta é uma manifestação pela reabertura do canal de negociação com o Governo Federal e contra o corte do ponto que o reitor determinou. O corte é ilegal já que a greve não foi considerada abusiva pela Justiça. O reitor, de forma irresponsável, está cortando os pontos”, critica Mário Ângelo.  

O professor Geraldo Carvalho, que integra o movimento, afirma que esta é a maior greve do funcionalismo federal dos últimos dez anos. “A paralisação está tendo apoio da população que está compreendendo as nossas reivindicações. “Não são as ameaças do reitor e da presidente Dilma que vão nos fazer recuar”, assegura. 


Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais