Cidadeverde.com

Seca chega a 192 municípios e atinge um milhão de piauienses

Imprimir
De acordo com dados do governo do Estado, 192 municípios piauienses já decretaram estado de emergência devido a estiagem e os efeitos. Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Civil do Piauí, cerca de 1 milhões de pessoas estão afetadas pela seca.


Do total, apenas 156 cidades do Estado foram reconhecidas como em situação de emergência pelas altas temperaturas e clima seco. Este já é considerado com um dos piores índices da história do Piauí em relação à seca. 

“Estamos enfrentando uma das mais difíceis batalhas de todos os tempos. Estamos colocando em pratica vários projetos para amenizar a vida do nosso sertanejo e com planejamento acabar com o problema da falta d’água em todo o Estado”, disse o governador Wilson Martins.

Desde o primeiro semestre de 2012, uma equipe coordenada pelo chefe do executivo estadual governador desenvolve um conjunto de ações para combater os problemas da estiagem. São serviços emergenciais e de médio-longo prazo que têm como finalidade diminuir o impacto da seca. 

Entre os projetos em destaque está o da construção de mais de 10 mil cisternas na região do semiárido piauiense. Segundo o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsável pelo projeto, serão construídas 3,8 mil cisternas com capacidade para 52 mil litros e 7 mil com capacidade para 16 mil litros.

Segundo o diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), Romualdo Militão, serão 7.000 cisternas caseiras e 3.800 cisternas de produção. A construção das cisternas deve começar com a assinatura do termo de serviço. “Estamos esperando apenas a oficialização, já temos todo o esquema montado e as cisternas começarão a ser construídas ainda neste mês de agosto", conta.

O Governo do Estado ainda tenta a liberação de R$ 5 milhões para a perfuração de poços no semiárido. O governador Wilson Martins apresentou o pleito ao Ministério da Integração Nacional. Com a liberação do recurso, a estimativa é que sejam perfurados 125 poços para atender à população das cidades mais afetadas com a escassez de água.

O diretor da Unidade de Defesa Civil, Jerry Herbert, explica que, com os trabalhos de combate a seca no Piauí, a ideia é que a cada ano os efeitos diminuam, principalmente os mais críticos como a falta d’água em algumas localidades. Enquanto esse dia não chega, o governo vai dar ampla assistência as famílias.

“Estamos aumentando para 300 o número de carros-pipa credenciados. A Secretaria já está disponibilizando o cadastro reserva para a contratação de mais carros, quem possuir o veículo com tanque pode procurar a secretaria, levando fotos e documentação do veículo”, finaliza.



Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais