Cidadeverde.com

Encontro debate cidadania das mulheres em Teresina

Hoje (31) é o último dia do 4º Encontro Piauiense de Lésbicas e Mulheres Bissexuais, evento que integra a programação da 8ª Semana do Orgulho de Ser, promovida pelo Grupo Matizes. Este ano, o encontro recebeu quase 50 inscrições. As conversas e debates abordam questões como preconceito, violência, visibilidade e cidadania. A atividade acontece Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Piauí (Sindjus-PI), que fica localizado na zona Norte de Teresina. 

 
Quatro debates encerram a programação deste ano do Encontro que tem como tema “Respeito e visibilidade fazem bem à saúde”. As atividades acontecem a partir das 8h30. Lourdes Rodrigues, coordenadora geral de Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) vai participar do último debate do dia, que está previsto para começar às 16h30 e deve abordar as questões sobre visibilidade e cidadania lésbica.
 
“Esse espaço de discussão das diversidades, do orgulho de ser, é fundamental para garantir a dignidade das pessoas e para reafirmar a liberdade, o direito que cada um tem de escolher sua orientação sexual”, enfatizou Lourdes Rodrigues, parabenizando o Grupo Matizes pela iniciativa e promoção da Semana do Orgulho de Ser.
 
Na tarde de ontem (30), a forma como as lésbicas e bissexuais se mostram nas mídias sociais foi debatida no encontro. A pesquisadora Valéria Melki, doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), comandou os trabalhos. “Ler, obter informação e debater ajudam as mulheres lésbicas e bissexuais a se assumirem e fortalecerem sua autoestima para enfrentar o preconceito e a discriminação, que estão presentes inclusive nas mídias sociais”, enfatizou a pesquisadora. 
 
Os debates e palestras do encontro acontecem no auditório do Sindjus, que fica na Avenida Pinel, nº 381, bairro Cabral. A abertura oficial do evento aconteceu na última quarta-feira (29), Dia da Visibilidade Lésbica, com uma edição especial do Projeto Boca da Noite, que apresentou o show “O mar de Teresina fica no céu da boca das meninas”.
 
A programação da Semana do Orgulho de Ser segue até amanhã, dia 1º de setembro, quando acontece a 11ª edição da Parada da Diversidade. A concentração será a partir das 17 horas, na Avenida Raul Lopes, em frente ao prédio do Euro Business. Já está confirmada a presença da banda Belladona, além dos cantores Marlon e Elaine Leonel, que vão se apresentar após os desfiles.  

[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais