Cidadeverde.com

CGU divulga lista de servidores federais expulsos; 19 no Piauí

Imprimir
Já está disponível no site da Controladoria-Geral da União a lista de servidores públicos federais demitidos desde 2005, todos alvos de punições por irregularidades ou falhas no exercício de suas profissões. A relação conta com 19 trabalhadores do Piauí, a maioria deles punidos por não exercerem com zelo e dedicação as atribuições dos seus cargos. 

Nove dos nomes são da Polícia Rodoviária Federal, curiosamente demitidos em agosto de 2009. Os ex-servidores sofreram acusações que vão de falta de zelo com as atividades a até recebimento de propina, improbidade administrativa e corrupção. 



Três servidores foram demitidos por abandono do emprego, um na Universidade Federal do Piauí - UFPI - e outros dois no Instituto Federal do Piauí - IFPI -, sendo um deles acusado de crime contra a administração pública. 

No Ministério da Saúde, um servidor foi demitido por acumulação ilegal de cargos públicos e outro por desídia, atos negligentes ou imprudentes que geraram prejuízo. Os dois saíram das funções em 2006. 

Valer-se do cargo para obter vantagem em favor próprio foi motivo de demissão de dois servidores no INSS e outros dois na Delegacia Regional do Trabalho. Ainda houve uma ocorrência de destituição de um chefe de serviço de administração na Funasa, em 2005, por conduta incompatível com a função, entre outras razões. Neste caso, o servidor tinha cargo comissionado, e não efetivo.

Segundo a CGU, a lista é feita com base nas publicações do Diário Oficial da União e não inclui funcionários de empresas estatais e sociedade de economia mista. Além disso, punições anuladas são retiradas. 

De acordo com a Agência Brasil, a relação inicial tem 3.027 expulsões aplicadas a 2.552 servidores, com dados cadastrados até 30 de agosto de 2012. No caso piauiense, maioria dos 19 listados sofreu mais de uma punição. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: CGU