Cidadeverde.com

Adufpi: paralisação da UFPI deve acabar na próxima sexta (21)

Imprimir
A greve dos professores chegou ao fim em 44 das 57 universidades federais como um todo ou apenas em alguns campus. De acordo com Mário Ângelo, presidente da Adufpi, no Piauí, a greve deve acabar na próxima sexta-feira (21). Uma assembléia definirá na próxima quarta-feira (19) se o sindicato seguirá a recomendação nacional para o fim da paralisação.

"A tendência é que a greve tenha fim na sexta, e as aulas retornem logo na segunda-feira 24, acredito que o sindicato seguirá a decisão em âmbito nacional", afirmou Mário Ângelo.


Na última assembléia, realizada na quinta-feira (13) ficou definida a suspensão com saída unificada, de acordo com a decisão do sindicato nacional dos professores.

De acordo com Mário Ângelo, o calendário de reposição das aulas começa a valer somente na terça-feira (25), e será definido após análise do calendário letivo.

"Vamos definir na assembléia como será o princípio desse retorno as aulas e sugerir à administração", concluiu Mário Ângelo.

Dedicação Exclusiva

Na proposta de carreira dos professores das universidades e dos institutos federais, apresentada previamente às entidades representativas dos professores e enviada ao Legislativo, o governo busca a valorização da dedicação exclusiva e da titulação dos docentes. O aumento prevê o mínimo de 25% e o máximo de 40%, a serem aplicados nos meses de março de 2013 (50%), de 2014 (30%) e de 2015 (20%). Fica assegurado, portanto, reajuste mínimo de 13% a partir de março do próximo ano. Para a concessão do reajuste, o governo liberou, no orçamento, recursos de R$ 4,2 bilhões.

Adufpi debate Projeto de Lei com parlamentares federais
 
Nesta segunda-feira (17), a partir das 9h, no auditório da Adufpi, acontecerá um debate com os parlamentares federais piauienses para discutir o Projeto de Lei 4368/2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal. O debate com os parlamentares foi deliberado durante assembleia geral dos docentes, ocorrida ontem (13), onde a categoria aprovou a continuidade da greve com indicação de uma saída unificada ao Comando Nacional (Andes-SN). A avaliação política acerca dos rumos do movimento acontecerá em Brasília nos próximos dias 15 e 16 quando haverá a definição se a greve será ou não suspensa nacionalmente.

No entendimento da categoria, o Projeto de Lei encaminhado pelo governo federal ao Congresso, fruto do acordo com o Proifes, traz retrocessos aos docentes e, por isso, foi rejeitado por todas as assembleias de base do Andes.

“Reconhecendo a necessidade de modificar o projeto de lei durante a tramitação no Congresso, é importante a participação dos docentes no debate com os parlamentares, para aprofundarmos as discussões em torno das modificações que interessam aos professores. A categoria deve concentrar esforços em outras estratégias de ação junto ao Legislativo, destacou o presidente da Adufpi, Mário Ângelo.

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais