Cidadeverde.com

Teresina sediará em setembro encontro de arquitetos e urbanistas

Imprimir
Teresina será palco no próximo dia 21 de setembro do I Seminário Profissional do CAU/PI. Um grande encontro de profissionais nacionais e locais, além de estudantes de arquitetura e urbanismo promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí-CAU/PI. O evento acontecerá das 9:00 às 22:00 h, no Salão Babaçu do Blue Tree Towers Rio Poty.
 
O objetivo principal do evento é criar um diálogo mais próximo entre estudantes e profissionais dessa área junto ao CAU/PI, além de apresentar formalmente o Conselho para a sociedade e autoridades, mostrando os anseios iniciais e projetos futuros desenvolvidos para a cidade de Teresina e para a categoria.
 
Entre arquitetos renomados que participarão do Seminário está Luiz Augusto Contier, um dos profissionais responsáveis pelo projeto da Vila Olímpica na cidade do Rio de Janeiro. A Vila é um projeto residencial de alta qualidade na Barra da Tijuca, o coração dos Jogos, onde estão localizados os Núcleos do Parque Olímpico do Rio e do Riocentro, que juntos irão sediar as competições em 2016.
 
Mina Cortopassi Lobo, da diretoria do CAU/BR; Nádia Somekh, da FAU Mackenzie e conselheira do CAU/SP; e João Alberto Cardoso, secretário municipal de Planejamento; também fazem parte das personalidades presentes no evento, que tratarão sobre o Planejamento e Legislação de Teresina, ética na profissão, infraestrutura urbana, BIM e os novos paradigmas de Projeto.
 
Para Sanderland Ribeiro, presidente do CAU/PI, essa é uma oportunidade impar de apresentar os serviços que o Conselho tem a oferecer para a classe. “Um evento desse porte agrega muito valor ao trabalho que vem sendo desempenhado pela diretoria, conselheiros, profissionais de arquitetura e urbanismo do Conselho no Estado”, afirma.
 
Também faz parte da programação do Seminário o lançamento do livro: “O ECLETISMO PARNAIBANO: hibridismo e tradução cultural na paisagem da cidade na primeira metade do século XX”, da arquiteta e especialista em História da Arte e da Arquitetura, Neuza Brito de Arêa Leão Melo. O livro é fruto de uma pesquisa interdisciplinar entre a Arquitetura e a História e dialoga com campos do saber que lhe permitem olhar a cidade como um espaço físico marcado pela presença de sujeitos repletos de valores, cultura e tradições.
 
No dia 20 de setembro, ainda no campo da arquitetura e urbanismo, também será realizada a III Reunião Oficial do Fórum de Presidentes, onde serão trabalhados temas como a Fiscalização Profissional pelos CAU/UFs, políticas urbanas nas cidades brasileiras e ética profissional na arquitetura e urbanismo.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais