Cidadeverde.com

Luz para Todos está suspenso no sul do PI por decisão do Iphan

Imprimir
O Programa Luz para Todos, executado pela Eletrobras Distribuição Piauí está com as obras suspensas em 62 municípios do sudoeste do Estado por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que alega possíveis danos aos sítios arqueológicos existentes na região com a implantação da rede elétrica.
 
A ordem para a suspensão do programa é de início de julho deste ano, o que prejudicou o cronograma da Eletrobras para realização de 3.804 ligações em andamento e de 7.262 já licitadas. “Essa determinação do IPHAN está prejudicando pessoas que tanto necessitam do Luz para Todos, especialmente, porque vivem no sertão do estado, onde a energia é ainda mais fundamental. Nessa época quente e seca, a energia é necessária para a instalação de bombas em poços comunitários de abastecimento d’água, escolas municipais, postos de saúde, assentamentos e centros de produções comunitários”, preocupa-se o assistente da Presidência da concessionária de energia elétrica, José Salan.
 
Ele explica que a intervenção das obras do Luz para Todos é mínima, já que na execução das obras, a distância média entre os postes é de 130 metros e as cavas onde se implantam os postes são 1,6 metros; a largura máxima da abertura de faixa para a rede de distribuição é de 5 metros e a vegetação é conservada a uma altura de aproximadamente 20 centímetros do solo.
 
Até agosto de 2012, foram beneficiadas mais 126,1 mil famílias rurais com energia elétrica em todo o Piauí.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais