Cidadeverde.com

Semar: Barco vai monitorar reservatórios da bacia do Parnaíba

Imprimir
O trabalho de monitoramento da Bacia do Rio Parnaíba, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), recebeu reforço com a chegada de um barco de alumínio com motor Polpa de 15 HP. O equipamento foi disponibilizado através de uma reserva técnica da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

A embarcação será utilizada no Projeto de Implantação de Rede de Monitoramento Qualitativo e Quantitativo da Água nos Grandes Reservatórios da Bacia do Rio Parnaíba. O projeto tem como objetivo implantar uma rede de monitoramento das variáveis hidroclimatológicas nos maiores reservatórios do Estado do Piauí, através do monitoramento pluviométrico, fluviométrico, da umidade do ar e de temperatura, nas bacias de contribuição dos mesmos. Além do monitoramento das variáveis hidroclimatológicas, serão implantados pontos de monitoramento da qualidade da água.

Os equipamentos e instrumentos necessários para a execução do programa incluem pluviômetros com sensor de umidade e temperatura, sensores de nível para os reservatórios, réguas linimétricas de medição de nível, ecobatímetro hidrográfico portátil com GPS acoplado,veículo tipo Pick-up 4X, entre outros.

Em termos quantitativos serão medidas as seguintes variáveis: velocidade da água nos rios afluentes aos reservatórios (vazões de entrada); velocidade da água na saída dos reservatórios (vazões de saída); níveis dos reservatórios (volumes armazenados); níveis dos rios/riachos a serem monitorados; precipitação diária; umidade relativa diária; temperaturas médias máximas e mínimas diárias. Em termos qualitativos serão medidos os parâmetros que classificam a água de acordo com os seus usos preponderantes, neste caso, irrigação, abastecimento e piscicultura.

Os reservatórios que farão parte da rede básica a ser implantada são Algodões II; Barreiras; Bocaina; Cajazeiras; Caldeirão; Corredores; Estreito; Ingazeiras; Jenipapo; Mesa de Pedra; Pedra Redonda; Petrônio Portela; Piracuruca; Poços; Poço do Marruá e Salinas.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais