Cidadeverde.com

Eleições 2012: 4 candidatos desistem de concorrer a prefeituras no Piauí

Imprimir
Somente na última quinta-feira (4), quatro candidatos a prefeito renunciaram à disputa das eleições municipais no Piauí, faltando apenas três dia para a votação. Todos estavam com registro indeferido e recurso pendente na Justiça Eleitoral, o que tornava suas candidaturas passíveis de nulidade. As informações foram confirmadas pelo Cidadeverde.com em levantamento feito junto aos cartórios eleitorais e/ou candidatos.

Alderico Gomes desiste em Luzilândia

Até o início da noite desta quinta-feira, ainda existiam oito candidatos a prefeito no Piauí com recurso pendente de julgamento. Eles podem ser substituídos até 24 horas antes da votação, seja por terem renunciado ou indeferidos em última instância. Quem se mantiver na disputa assume o risco de ter o registro indeferido e todos os votos anulados, mas mantém as esperanças de reverter a impugnação no TSE. 

Outros 36 candidatos estão com registro aprovado, mas são alvo de recursos movidos por adversários. 

Milton Brandão
O prefeito Evangelista Resende (PSB) desistiu da reeleição. Segundo informações do cartório de Pedro II, que responde pela eleição em Milton Brandão, uma vereadora da coligação foi escolhida para substituir o gestor na disputa, Ilmar de Andrade Resende (PSB). Iranilta Uchôa Memória, a Neném (PTB), continua sendo a adversária.

Brasileira
José Sampaio Araújo Filho, o Zé Filho (PSB), teve registro indeferido e optou por indicar a esposa, Paula Miranda Amorim Araújo, para disputar as eleições de domingo (7) no seu lugar. No entanto, não há tempo para substituição na urna eletrônica e o nome e foto que irão aparecer na votação serão os do candidato impugnado. 

Paula irá disputar a eleição contra outra mulher, Dra. Carmen Gean (PCdoB), que também substituiu outro candidato: Messias Filho (PCdoB) também desistiu da disputa. A coligação "Brasileira é de todos", encabeçada pela advogada, também trocou o candidato a vice: saiu Wilson Aguiar (PMDB) e entrou o empresário Rychardson Pimentel (PMDB).

Parnaguá
Miguel Barreto, o Miguelão (PSB), também teve registro indeferido. A filha do candidato, Ana Cecília, foi indicada para ser sua substituta no pleito. Ela disputará a prefeitura contra Cândido Júnior (PTB)

Luzilândia
Esposo da ex-prefeita Janaínna Marques (PTB), o candidato Alderico Gomes (PTB) também anunciou renúncia da disputa. Ele teve registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta semana. A corte entendeu que a eleição de Alderico poderia configurar em um "quinto mandato", o terceiro consecutivo de parentes no mesmo município. 

Janaínna Marques foi cassada por ser prefeita itinerante (dois mandatos em Joca Marques e outros dois em Luzilândia). Alderico Gomes foi enquadrado na inelegibilidade reflexa, por ser esposo da ex-prefeita reeleita, mesmo tendo se casado após sua cassação. 

A empresária Ema Flora (PTB) será a substituta no pleito. Hyran Aguiar (PSD) e Jackeline (PSB) também disputam a prefeitura.


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais