Cidadeverde.com

Instituto Captavox tem melhor índice de acerto nas eleições em Teresina

Imprimir

O resultado das eleições para prefeito de Teresina foi previsto ainda no início da semana, quando o Instituto Captavox divulgou sua última pesquisa para intenções de votos na capital. O índice obtido pelo Captavox foi o mais aproximado com a apuração final.



O trabalho realizado pelos pesquisadores é estritamente científico e pautado em estatísticas. Em Teresina, os números foram dentro da margem de erro.


O diretor do Captavox, Rodrigo Melo, afirmou que seu trabalho foi baseado em método científico. “Em cidades que fizemos ainda no mês de setembro conseguimos acertar. O método é científico, todo mundo deveria acertar”, destacou.


Evelin Santos/Cidadeverde.com


Na última pesquisa divulgada no dia 04 de outubro com as intenções de votos coletou dados nos dias 01, 02 e 03 de outubro. "Realizamos um trabalho minucioso e cansativo. è a única forma de garantir a confiabilidade", disse Rodrigo Melo


O trabalho do Captavox se baseia em dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No total, 35 pesquisadores compõem a equipe de instituto. "Nossa equipe realiza checagem por telefones, digitações e conferencistas", revela o diretor.


Em relação a Teresina, os votos válidos dos quatro primeiros candidatos apurados pela Justiça Eleitoral tiveram os índices percentuais bem próximos aos da pesquisa. Confira:


Candidato Captavox (%)
votos válidos
Resultado Eleição (%)
Firmino Filho (PSDB)

37,59

38,77

Elmano Férrer (PTB)

34,73

33,14

Wellington Dias (PT)

14,68

14,18

Beto Rego (PSB)

9,91

10,61


Padrão
Mesmo sendo um instituo de pesquisa jovem, o Captavox já revolucionou o mercado local. "Passamos a realizar mil entrevistas com o objetivo de minimizar a margem de erro e dar mais confianças às pesquisas.

A primeira pesquisa de intenção de votos para Teresina, segundo Rodrigo Melo, será divulgada já na próxima sexta-feira (12) pelo Captavox. "Mas não trabalhamos só com pesquisa eleitoral. Estamos abertos a pesquisa de mercado, de assuntos diversos, para artigos, teses e qualquer trabalho que necessite de uma posição", revela o diretor do instituto.

Caroline Oliveira e Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais