Cidadeverde.com

Candidatos duelam sobre apoio de Dilma Rousseff e trocam acusações

Imprimir
Os candidatos Firmino Filho (PSDB) e Elmano Férrer (PTB), que disputam o segundo turno em Teresina, elevaram os ânimos na noite desta terça-feira no debate realizado pela TV Cidade Verde. Dominou o confronto a relação dos candidatos com a presidente Dilma Rousseff, a situação financeira da prefeitura e a possível extinção do programa Bolsa Família na capital piauiense. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

O candidato a reeleição disse que as gestões do PSDB são tradicionalmente “isoladas” e questionou Firmino Filho de como seria realizado a aquisição de recursos perante a esfera federal, caso o tucano seja consagrado prefeito nas eleições do dia 28 de outubro.


“Lápis e papel na mão meu caro prefeito: vamos atrás de dinheiro onde ele estiver. Vamos atrás do governador Wilson Martins e da presidenta Dilma que são gestores de todos. Vamos procurar a bancada. Todos são gestores para o Piauí”, disse Firmino Filho.


Elmano reagiu dizendo ser o candidato capaz de promover o alinhamento entre gestão municipal, estadual e federal. Novamente, o apoio da presidenta Dilma Rousseff foi garantido pelo representante do PTB no pleito municipal de 2012.


“A povo sabe que eu sei trabalhar. Em 2 anos fiz o que eles não fizeram em 26 anos. É isso que sabemos fazer e que vamos atrás. Eles vivem isolados. Por isso que Teresina está atrás de todas as capitais do Brasil”, disparou Elmano Férrer.


Críticas a gestão do Bolsa Família 
Firmino Filho questionou porque os números de beneficiados com projeto Bolsa Família caíram na gestão de Elmano Férrer. “Na saída de Firmino da prefeitura era 33 mil famílias cadastradas. Hoje, temos 68 mil recebendo”, disse o candidato do PTB


O tucano reagiu e acusou Elmano de ter praticado “má gestão” de recursos e ser responsável pelo descadastramento de mil famílias. “Os 33 mil que deixamos era o teto permitido pelo Ministério. Sílvio Mendes foi premiado por Lula pela gestão do programa”, reage o tucano.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Elmano relembrou declarações “pejorativas” de partidários a nível nacional de Firmino Filho a cerca do Bolsa Família. “Tucanos disseram que era o Bolsa Esmola e até mesmo o Bolsa Preguiça. Ele não cuida dos pobres como nós cuidamos”, dispara o petebista. 


Servidor público
No último bloco de perguntas, com tema livre, Elmano Férrer perguntou qual a política de Firmino Filho para o servidor. O tucano disse sempre ter tido um grande carinho pelo funcionalismo público. Defendeu uma política salarial realista, sempre cobrindo as perdas da inflação e dando um ganho a mais, como afirmou ter feito em suas gestões - salvo em algum momento de crise, com a recuperação das perdas posteriormente. "Os servidores sabem que nas secretarias temos preferencialmente ocupando cargos comissionados servidores de carreira, concursados", declarou, culpando os três meses de greve dos professores a falta de diálogo do atual prefeito. 

Elmano reagiu comparando a folha de pagamento de 2010, que era de R$ 32 milhões, para a do mês passado, de R$ 51,8 milhões. "Avancei muito no plano de cargos e salários", acrescentou o petebista, que voltou a desmentir crise nas finanças públicas. "Quero assegurar a você, apesar das inverdades do candidato, que o 13º salário está seguro". Firmino Filho arrematou afirmando sempre ter tido um diálogo franco e sincero com o servidor, sempre pagando em dia. "Nunca tivemos crises financeiras como o Estado do Piauí viveu de forma repetida".


Projetos sociais
Firmino disse que Elmano teria preconceito com projetos sociais e perguntou a Elmano o motivo. O petebista desmentiu citando obras como mais de 10 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) construídos, além de vários projetos voltados para crianças, jovens pessoas com deficiência e da terceira idade. O candidato à reeleição voltou a usar o nome da presidente Dilma Rousseff como aliada no combate à miséria e  ainda disse que o tucano tem copiado ideias do seu programa de governo na área social. "Ele é quem está inclusive pegando projetos que nós fizemos". 

O tucano rebateu afirmando que os projetos da gestão de Elmano Férrer foram herdados da gestão anterior, de Sílvio Mendes (PSDB). "O atual prefeito não criou nenhum programa social. Ele tem se mostrado omisso diante das questões sociais". O petebista pediu para ser avaliado. "Eu quero que o julgamento seja feito pelas próprias pessoas beneficiárias desses programas", falou Elmano, citando ainda as famílias beneficiadas com regularização fundiária, dizendo que Firmino Filho não toca nessa questão. 


Merenda, de novo
Elmano Férrer voltou a falar no "escândalo da merenda enterrada" e questionou Firmino sobre o que realmente aconteceu. O tucano disse que o petebista estava na gestão tucana e sabe que todos os suspeitos de irregularidades foram inocentados. Lembrou em 1996 cresceu nas pesquisas para prefeito e uma diretora colocou o excesso de merenda escolar no quintal de uma unidade da rede estadual. Os produtos eram da fábrica da família de seu pai e suspeitar teriam sido levantadas para prejudicar sua campanha. Se dizendo vítima de uma "chacina moral contra a minha família e contra o meu pai", o tucano afirmou que Firmino Silveira perdeu todo o patrimônio e passou os dois últimos anos da vida dependendo de uma aposentadoria e lutando contra uma espécie de leucemia.


O candidato do PTB disse que apenas destacou um fato e não falou da família do candidato. Elmano falou da merenda de hoje e pediu que o cidadão vá até a dispensa de todas as escolas para ver a qualidade da alimentação. "Nós estamos fazendo uma administração de acordo com a minha consciência, minha formação moral, meus costumes, a minha dignidade". Firmino contestou, denunciando que escolas reclamam receberem metade da alimentação do que antes, o que teria feito o turno acabar mais cedo. 


Na última pergunta do bloco, quando Firmino questionou sobre a não certificação do prefeito Elmano como "Amigo da Criança" pela Fundação Abrinq, o petebista usou o tempo para rebater as denúncias sobre a merenda escolar. Pediu que o tucano vá a qualquer escola para ver o nível e a qualidade da alimentação. Sobre a Abrinq, disse que cada administração toma suas decisões e sua gestão buscou outros caminhos para a qualidade do ensino. 

Firmino Filho disse estar assustado pelo fato de ter o título de "Amigo da Criança" não estar nas prioridades do prefeito. Detentor da certificação, o tucano explicou que a Abrinq faz uma auditoria em todos os projetos de assistência social, saúde e educação, e que se a Prefeitura não quer abrir as portas para uma fundação independente, não pode ser transparente. Por fim, narrou que em uma escola da zona Sul a merenda foi banana com suco do caju levado pelos alunos. No arremate, Elmano Férrer reafirmou ter compromisso com os mais pobres e disse e que hoje almoça em escolas e hospitais do Município por conta da qualidade da comida fornecida pela Prefeitura.


Veja mais:




Lívio Galeno, Fábio Lima e Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais