Cidadeverde.com

Após paralisação, Câmara discute situação dos dentistas em Teresina

A Câmara Municipal de Teresina realizou sessão solene, nesta quinta-feira (25), em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista. Na oportunidade, representantes de entidades ligadas à categoria destacaram avanços no setor e os desafios a serem enfrentados por profissionais que atuam na área da saúde bucal. 


A solenidade foi proposta pelo vereador Rodrigo Martins (PSB), que é dentista. Estiveram presentes na ocasião, os vereadores Edvaldo Marques Lopes (PSB), que é presidente da CMT, e Décio Solano (PT), além do Superintende da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Thiago Macedo, o gerente de Saúde Bucal da FMS, Lúcio Alberto Monteiro, a presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PI), Roberta Atta Farias, e o representante da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PI), Celso Patrício.

 
Rodrigo Martins apontou a luta da categoria em busca da aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores que ocupam cargos na área de saúde na Prefeitura de Teresina. “A nossa classe lutou por mais de 20 anos tentando estabelecer um PCCS próprio. Graças à ajuda dos vereadores e de entidades como CRO e Sindicato conseguimos lograr êxito”, explica Rodrigo, que encabeçou a reivindicação no Legislativo municipal.
 
A presidente do CRO-PI, Roberta Atta, ressaltou a importância dos cirurgiões-dentistas e da valorização dos profissionais de saúde bucal. “A nossa categoria precisa ser melhor reconhecida. Ainda precisamos avançar em alguns aspectos, como remuneração e condições de trabalho, garantindo aos pacientes o direito de receber um tratamento dentário de qualidade”, disse Roberta Atta.

 
O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado no dia 25 de outubro motivado pela assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e Bahia, em 1884. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.
 
Paralisação
A partir de hoje (25), os dentistas paralisam atendimentos realizados por meio de planos odontológicos. Até o dia 10 de novembro, apenas serão realizados serviços de urgência e emergência. Além de buscarem melhores condições de trabalho e remuneração, a principal reivindicação diz respeito aos valores pagos aos dentistas que atendem através destes planos em comparação aos lucros obtidos pelas empresas.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais