Cidadeverde.com

PF/PI apura sabotagem na ETA; Mais de 700 mil ficam sem água

Imprimir
Atualizada às 19h25

Equipe da Polícia Federal chegaram na noite deste sábado na estação de tratamento da Agespisa, onde ocorreu incêndio que comprometeu 100% da produção de água em Teresina. Eles chegaram por volta da 19h20. As Polícias Civil e Federal investigam as possíveis causas do incêndio, o segundo em dez dias. Os peritos isolaram a área para que nenhuma pessoa estranha entre no local.

Foto: Yala Sena

Para o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, só existem duas explicações para o que aconteceu. "Ou é falha no sistema que abastece os nossos transformadores ou é sabotagem. Por isso, pedimos a Polícia Federal e a Civil, que são duas instituições que confiamos, para fazer uma investigação criteriosa e não queremos acusar ninguém, só queremos saber o que está acontecendo", destacou.

A informação do presidente da Agespisa é que a água volte nesta madrugada. Um transformador foi destruído e a Eletrobras cedeu um novo.


O transformador que a Eletrobras  emprestou para a Agespisa, pesa cerca de 22 toneladas e está sendo transportado do bairro Monte Castelo para o Distrito Industrial, onde fica a ETA. Ele será colocado no lugar do que foi queimado no incêndio. No local, técnicos da Eletrobras, Chesf e da Agespisa já trabalham para substituir os cabos incendiados.

De acordo com o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, durante entrevista ao vivo no jornal Cidade Verde, até a meia-noite ou no início da madrugada o transformador estará pronto, para gerar a energia necessária para que a ETA volte a produzir água.


“Quero que a população fique tranquila, porque até meia-noite o transformador estará no ponto para a produção de água e depois para fazer bombeamento para as nossas caixas d’águas [reservatórios] e restabelecer o abastecimento. Queremos que até o final da manhã deste domingo toda a população estará recebendo água normalmente”, declarou o presidente.



Atualizada às 18h

O presidente da Agespisa, Raimundo Neto, disse que houve uma sobrecarga causando incêndio por volta das 14h20, afetando até mesmo a área externa da Estação Tratamento de Água (ETA).

Fotos: Yala Sena

Ele recebeu a informação de que a Eletrobras está levando um transformador de 10 MVA para a ETA, que ajudará a restabelecer a produção de água. O objeto está sendo levado da usina diesel que fica localizada no Monte Castelo, na zona Sul e tem a mesma capacidade do que foi perdido no incêndio.

A Agespisa constatou que o transformador atingido não foi o reserva, mas sim um segundo transformador que não havia sido atingido na primeira explosão.


Alguns focos de queimadas estão acontecendo no terreno vizinho.


Atualizada às 16h50

Através das redes sociais a assessoria de imprensa da Agespisa informa o problema:

Agespisa informa: a produção de água na ETA foi interrompida, esta tarde, em razão de novo incêndio no transformador da Estação de Tratamento de Água, no Distrito Industrial.O fogo foi controlado pelos Bombeiros.Técnicos da Agespisa e Eletrobrás estão no local apurando a extensão do problema e as consequências no abastecimento. O presidente Raimundo Neto já acionou a Polícia Federal para investigar se o acidente foi criminoso.

Atualizada às 16h21

O assessor da presidência da Eletrobras, José Salan, informou agora que a empresa está verificando entre os equipamentos disponíveis se existe algum que tenha capacidade compatível com a necessidade da Estação de Tratamento.

"Estamos verificando a capacidade dos nossos transformadores e acredito que temos", disse.

Ainda segundo Salan, não há como estimar o tempo em que o problema seja solucionado.

Moradores do Centro, Angelim, Mocambinho informam que já estão sem água nas torneiras.

Atualizada às 16h10

O gerente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Airton Feitosa, disse que a companhia está à disposição para ajudar a Agespisa neste novo incidente na Estação de Tratamento. Airton Feitosa disse que o incêndio começou às 14h19 no transformador reserva que havia substituído o outro.


“A Chesf já está preparada com material, cabos e pessoal para viabilizar uma ajuda à Agespisa no que for preciso para retornar o quanto antes o abastecimento de água na cidade”, destacou o gerente.

Atualizada às 15h53

Um novo incêndio atingiu a Estação de Tratamento da Agespisa (ETA), no Distrito Industrial, zona Sul de Teresina, no início da tarde deste sábado(27). Os bombeiros estão no local tentando controlar o fogo que atingiu o transformador reserva que foi trocado na última semana e queimou.


O presidente da Agespisa, Raimundo Nogueira, cogita em acionar a Polícia Federal porque há suspeita de sabotagem.

A previsão é que falte água novamente em toda Teresina. Em alguns locais, o desabastecimento já começou.

Uma subestação móvel da Eletrobras está sendo solicitada pela Agespisa para que seja restabelecido o abastecimento de água nas áreas que já foram afetadas.

Primeiro incêndio

Há dez dias, um curto-circuito provocou uma explosão que apagou todo o sistema e deixou toda Teresina desabastecida por quase dois dias.


Após o apagão, a subestação elétrica da ETA foi recuperada com a instalação do transformador de reserva em substituição do equipamento que foi danificado pelo curto-circuito, na noite da terça-feira(16). Todos os cabos e os quadros de comando do sistema elétrico também foram recuperados. Esse novo equipamento foi atingido pelo fogo.

Produção de água

A Estação de Tratamento de Água da Agespisa produz 235 milhões de litros por dia, o que equivale a cerca de 85% da produção total de água em Teresina, que é de 250 milhões de litros/dia. Os outros 15 milhões de litros são produzidos por 60 poços espalhados na cidade, com uma concentração maior na região da Santa Maria da Codipi.



Caroline Oliveira, Yala Sena, Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais