Cidadeverde.com

Brasil leva bronze e volta a subir ao pódio no judô

Imprimir
A pegada de perna, proibida no judô desde o começo de 2010, tirou o Brasil da disputa pelo ouro, mas deu aos brasileiros a medalha de bronze, neste domingo, no Mundial por Equipes realizado em Salvador. A luta decisiva foi vencida por Rafael Silva graças a um golpe ilegal do francês Matthieu Thorel. O ouro ficou com a Rússia, que virou sobre o Japão e venceu por 3 a 2.

Esta é a quinta vez seguida (e a sexta em sua história) que o Brasil sobe ao pódio no Mundial por Equipes no masculino. Em 2007, 2010 e 2011, ficou com a prata, perdendo as duas primeiras para o Japão e a última para a França. Em 2008, os brasileiros terminaram com o bronze.

Neste domingo, um dia depois de as mulheres terminarem num inédito terceiro lugar na chave delas, o Brasil estreou perdendo para a Rússia, por 3 a 2 já na segunda rodada, depois de ficar de bye na primeira. Duas das derrotas brasileiras foram em momentos que os brasileiros lideravam a luta, mas aplicaram a pega ilegal nas pernas dos adversários.

Na repescagem, o Brasil atropelou a Argélia por 5 a 0 e se credenciou para pegar a França na disputa pelo bronze. Na primeira luta, vitória de Luiz Revite sobre Dimitri Dragin, com um yuko.

A França respondeu na luta seguinte, com Bruno Mendonça levando um ippon de Jonathan Allardon. Nova estrela do judô brasileiro, Victor Penalber foi até o golden score, mas perdeu para Loic Pietri.

Com a França em vantagem, o Brasil não poderia perder mais nenhuma luta. E a responsabilidade era toda do estreante Eduardo Bettoni, chamado de última hora ao Mundial para substituir Tiago Camilo. E o garoto foi espetacular. Levou um yuko faltando cerca de 30 segundos, mas se recuperou com um ippon no estouro do cronômetro, vencendo Ludovic Gobert e mantendo o Brasil vivo.

Na luta decisiva, o gigante Rafael Silva, medalhista de bronze nos Jogos de Londres, tinha pela frente Matthieu Thorel, que já subiu três vezes ao pódio em mundiais individuais. O brasileiro, muito maior que o rival, impunha seu judô quando o francês tentou a pegada de perna proibida. Após conversa, os árbitros decidiram punir Thorel e dar o bronze ao Brasil.


Fonte: MSN Esportes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais