Cidadeverde.com

Agespisa alerta para reserva exagerada de água e dá dicas

Ainda alarmada com os problemas ocorridos na Estação de Tratamento de Àgua da Agespisa, a população de Teresina tem procurado fazer estoque de água. Porém, a empresa alerta que a reservação além do necessário é prejudicial ao sistema.


Por isso o abastecimento ainda não foi completamente normalizado na capital desde o segundo incêndio ocorrido no transformador, no sábado (27). 


A todo momento surgem boatos de que um novo problema ocorreu na ETA. Esse é o principal motivo do medo da população.


Porém, a Agespisa assegura que nenhum novo problema ocorreu. A ETA continua produzindo 250 milhões de litros de água por dia e isso seria o suficiente para atender a todos.


Caroline Oliveira/Cidadeverde.com



A empresa alerta que as pessoas não reservem além do necessário para o consumo normal, pois o armazenamento exagerado faz com que o líquido não chegue aos bairros mais afastados e àqueles localizados nas partes mais altas.


Além disso, é recomendável que o consumidor adote novas ações de racionamento. 


Veja as dicas

- Limpando a calçada com mangueira, joga-se muita água fora. Usando a vassoura, a economia é maior;
- Lavando o carro com mangueira, gasta-se até 300 litros de água. Usando balde não há desperdício;
- Lavando a louça, o ideal é deixar a torneira fechada enquanto ensaboa. Depois é só enxaguar tudo de uma só vez. Assim, a economia é de até 20 litros;
- Escovando os dentes ou fazendo a barba, o melhor é manter a torneira da pia fechada e só abrir no momento de enxaguar. Desta forma, a economia é de até 10 litros;
- Na hora do banho, feche a torneira enquanto se ensaboa ou lava o cabelo. Assim, além de evitar o desperdício de água, você vai conseguir economizar dinheiro, diminuindo sua conta no final do mês.
- Fique de olho nos encanamentos de sua casa. Verifique torneiras, bóias e caixas de descargas. Conserte os vazamentos que encontrar. Quem gasta água à toa, paga mais!


A água desperdiçada em torneiras, descargas, chuveiros, bóias de caixas dágua e tubulações com vazamentos é dinheiro que vai pelo ralo:


- Torneira gotejando desperdiça 1.380 litros por mês;
- Torneira com abertura média desperdiça 62.640 litros por mês;
- Torneira com abertura total desperdiça 135.640 litros por mês;
- Caixa de descarga ( do vaso sanitário) com defeito provoca um grande consumo e desperdício de água;


Vazamento na tubulação é um dos piores problemas porque ninguém vê. Você pode ajudar, alertando a Agespisa sobre vazamentos na rua pelo telefone 0800 086 8888.


Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais