Cidadeverde.com

Deputada quer retirar lanches calóricos das escolas do Piauí

Imprimir
Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei da deputada Rejane Dias (PT) que visa garantir lanches saudáveis aos alunos das instituições de ensino público e privado do Piauí, na área da educação infantil e do ensino médio. 


A proposta exclui refrigerantes, sucos artificiais, balas, prirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, pipoca industrializada, salgadinhos, fritura em geral, alimentos industrializados proveniente de gordura saturada que ultrapasse 10% das calorias totais, além de alimentos em cuja preparação seja utilizada gordura vegetal.


Outra finalidade do projeto da parlamentar petista é reduzir o alto índice de obesidade nos alunos dessa faixa de idade, além de prevenir a diabetes, hipertensão arterial e a mortalidade infantil.


Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, em 2004, a obesidade infantil era de até 40% nesses estudantes dos países europeus. 


Na justificativa, a deputada Rejane Dias cita que "números da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam maiores casos de obesidade infantil nas faixas da classe alta da sociedade". A obesidade infantil está relacionada a diversas complicações, além da alta taxa de mortalidade. 


Dados do IBGE indicam o índice de crianças com obesidade dobrou de 15% para 34,8%, a partir de 2009.


Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais