Cidadeverde.com

Enem: Portões são abertos às 11h no Piauí; Veja o que é permitido

Imprimir
Cerca de 129 mil alunos fazem as provas do Enem neste final de semana no Piauí. É importante que os candidatos fiquem atentos ao horário de início das provas.


O concurso segue o horário de Brasília. Por isso, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h e as provas terão início às 12h. 


Os candidatos devem ficar atentos também para os documentos e para o que é permitido levar. É necessário apresentar um documento de identificação original com foto (Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; Carteira de trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com foto).


UFRJ


Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.


O que levar 


Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.


Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira devem ser depositados na embalagem porta objetos, distribuída a todos os participantes. Ela deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatar a embalagem ao final da prova.


O que pode eliminar os candidatos


- qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
- utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame;
- os participantes só podem levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.


Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas.


A prova de redação será realizada no segundo dia do Enem 2012, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a prova será de 5h30.


A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.


O que dá nota zero na redação

- fuga ao tema;
- entregar a folha de Redação sem texto escrito;
- escrever apenas (até) sete linhas;
- não desenvolver argumentos próprios;
- impropérios, desenhos;
- desrespeito aos direitos humanos.


Divulgação


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 7 de novembro de 2012.


Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012, no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais