Cidadeverde.com

HGV faz mutirão e planeja ações para desafogar HUT

Imprimir
O diretor geral do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglezias, anunciou que a unidade está preparando ações para ajudar a desafogar o Hospital de Urgência de Teresina. No último final de semana foi realizado um mutirão ortopédico no qual foi feitas 27 cirurgias. A ideia é aumentar ainda mais este trabalho. 


Uma reunião que aconteceria entre os diretores das duas unidades que aconteceria nesta segunda-feira (5), teve de ser adiada e será remarcada para discutir este e outros assuntos. “Pretendemos intensificar a parceria entre o HGV e o HU atendendo o maior número de doentes ortopédicos para diminuir os doentes em fila de espera. Neste fim de semana realizamos um mutirão com sete ortopedistas, três anestesiologistas em quatro salas simultâneas. Durante o dia todo foram feitas 27 cirurgias de grandes proporções”, pontua Iglezias. 


Segundo o diretor, à medida que os pacientes do HGV recebem alta mais pacientes do HUT são recebidos. “De todos os números, o setor de ortopedia é o que tem mais leitos: tínhamos 51 e colocamos mais 35, totalizando 86. Há hospitais que não possuem sequer esse número total de leitos. Estamos com um verdadeiro hospital de ortopedia”, pontua. 

Carlos Iglezias diz ainda que diariamente duas salas cirúrgicas estão ocupadas com pacientes ortopédicos e que a situação de pessoas que precisam deste tipo de atendimento ainda é grave no Piauí. “Ortopedia é um caso muito grave. A intenção é aumentar o movimento cirúrgico aos sábados para não comprometemos o movimento cirúrgico normal. O HGV é um hospital escola de atendimento eletivo. Não temos mais plantão à noite, aos sábados, domingos e feriados. O que fazemos é um arranjo excepcional para ajudar”, explica. 

O diretor acrescenta que este ano o HGV está realizando regularmente mutirões não só em ortopedia, como também em outras especialidades, como otorrino. “Não podemos comprometer os demais atendimentos a pacientes que precisam de cirurgias oftalmológicas, cabeça e pescoço, entre outras. Estamos administrando a nossa fila de espera e aumentando o recebimento”, declara. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais