Cidadeverde.com

Empresas "fogem" de licitação e Governo vai usar recursos próprios

Imprimir
A Secretaria Estadual de Turismo - Setur - terá de abrir novas licitações para as obras realizadas em Coronel José Dias, um dos municípios que abrangem o Parque Nacional Serra da Capivara. Nenhuma empresa apareceu para disputar a execução dos serviços, inacabados após o cancelamento do contrato inicial. Para evitar o esvaziamento de outras licitações, o Governo do Piauí anuncia que essa e outras obras, antes feitas com verbas federais, serão concluídas com recursos do Estado. Entre elas está o Centro de Convenções, em Teresina.

André Pessoa
Foto dos quiosques em Coronel José Dias feitas em 2011

Depois do cancelamento do contrato após a não execução efetiva da obra, o Governo do Estado reabriu em outubro três licitações: Construção da Praça de Eventos São Pedro e Centro de Atividades Culturais, Implantação de Equipamentos Turísticos na Avenida Juscelino Kubistchek (quiosques), e Urbanização e Implementação de Equipamentos Turísticos na Área Central (Av. Juscelino Kubistchek). Ninguém entrou na disputa para realizar as obras, que juntas demandam R$ 800 mil em investimentos.

Agora, pela legislação, a Setur terá de abrir o procedimento mais uma vez. "Estamos relançando a licitação. Não havendo nenhum interessado, nós vamos fazer a contratação direta (sem licitação), procurar uma empresa para executar a obra. Mas estamos torcendo para que apareçam empresas", declarou ao Cidadeverde.com o secretário de Turismo, Marco Bona.

Setur
Foto feita em 2011 na obra inacabada em Coronel José Dias
  
Além da distância de 548 quilômetros ao Sul da capital, o secretário de Turismo acredita que as empresas não tenham mostrado interesse por acharem que a fonte de recursos é o Ministério do Turismo, por onde a liberação de verba tem sido lenta em função de demora na vistoria dos projetos - o ministério estaria com apenas um engenheiro por região para avaliar as obras.

"O governador já deixou bem claro: apesar de existirem recursos do Governo Federal, essas obras serão realizadas com recursos do Tesouro do Estado", disse Marco Bona. 

De acordo com Bona, além do projeto de Coronel José Dias, ganharão nova licitação e serão feitas concluídas com recursos próprios outras obras que esperavam verba do Ministério do Turismo, algumas com contratos cancelados por abandono ou incapacidade técnica da empresa. Entre elas estão o Centro de Convenções, em Teresina, o terminal turístico da praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, e intervenções nos municípios de Santa Cruz dos Milagres, Pedro II e Piripiri. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais