Cidadeverde.com

Cientistas encontram fóssil que comprova mar em Teresina

Imprimir
Novos fósseis encontrados no Parque Nacional da Floresta Fóssil comprovam que Teresina já foi coberta pelo mar na Era Paleozóica,  há cerca de 270 milhões de anos. A descoberta dos estromatólitos, fósseis formados em águas marinhas rasas ou em lagoas de água salgada, foi feita por uma equipe de paleontólogos, na semana passada.




De acordo com o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Juan Cisneros, a equipe estava fazendo o reconhecimento da Floresta Fóssil quando encontrou os novos fósseis. "Encontramos cinco ou seis estromatólitos e colhemos algumas amostras para análise em laboratório", explicou Cisneros.




As amostras foram levadas para laboratórios da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e da UFPI, instituições que participam do projeto, juntamente com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "A partir das análises poderemos identificar o tipo de estromatólito que encontramos", ressalta o pesquisador.


O projeto, financiado pelo CNPq, existe desde o final de 2010 e se estenderá por mais um ano. Para Juan Cisneiros, a descoberta é importante para a história do Estado. "É necessário que as autoridades se conscientizem de que a Floresta Fóssil precisa ser protegida", destacou.


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais