Cidadeverde.com

Caravana da Juventude Quilombola movimenta a cidade de Valença

Imprimir
A Coordenadoria Estadual da Juventude(Cojuv) deu início, na noite desta quinta-feira(15),  Unidade Escolar Santo Antonio, na cidade de Valença, à IV edição da Caravana da Juventude Quilombola. O evento, cuja a temática é a valorização da cultura negra no Estado do Piauí, conta com  palestras e oficinas que representam  a cultura afro.

Segundo o coordenador da  juventude,  Plínio Dumont , o encontro porporciona aos jovens quilombolas o resgate da cultura negra, através de oficinas como: estética negra, dança afro, percussão, capoeira de quilombo, além de palestras  e atividades culturais. "Esse é um momento  onde os participantes irão despertar  aos jovens um novo olhar da cultura negra, incentivando  os participantes a vivenciarem a sua cultura”, ressalta.

O representante da comunidade Tranqueira, Pedro José, parabeniza a comissão organizadora do evento e se revela bastante contente com a proposta da atividade, incluindo o seguimento quilombola em um novo olhar sobre sua cultura. "O momento é interessante e asseguro que as 26 famílias que moram na comunidade Tranqueira irão participar das ações desenvolvidas no projeto. Acredito que irão sair do evento com uma nova pespectiva da cultura quilombola no Piauí”, afirma

A Caravana da Juventude Quilombola, segue até o sábado (17), com palestras, oficinas, finalizando com uma grande amostra cultural, na praça principal da cidade de Valença.

A abertura do encontro contou com a participação do coordenador da Juventude, Plínio Dumont, o secretário de Assistência Social e Cidadadania, Francisco Guedes, a secretária de Educação de Valença, representando o prefeito, a coordenadora da Casa Renascer, Maria Dolores, representando o grupo Coisa de Nego, Gilvano Quadros, o representante da comunidade quilombola de Valença-Tranqueira, Pedro José, além de outras autoridades locais.

Da Editoria de Cidades

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais