Cidadeverde.com

Da roça, ao passaporte norte-americano, estudante vive a expectativa de intercâmbio nos EUA

Por Redação

Fotos: Ascom Seduc

Felipe fala orgulhoso dos pais. Poucos instantes antes de iniciar a maior jornada de sua vida, até aqui, o filho de lavradores do interior de Cocal dos Alves, na região norte do Piauí, não esquece dos ensinamentos daqueles que, mesmo em meio a dificuldades, não mediram esforços para impulsionar os sonhos do menino.

“Eles sempre me diziam para agarrar as oportunidades com as duas mãos e o coração, que, assim, eu iria conseguir. Eles nunca deixaram de me incentivar, mesmo que nós tenhamos uma condição financeira muito limitada, eles sempre estiveram me auxiliando no que eu precisava”, lembrou o garoto.

Estudante do CETI Augustinho Brandão, onde cursa o 2º ano do Ensino Médio e Desenvolvimento de Sistemas, Felipe é um dos 29 alunos participantes da primeira edição do projeto Seduckahton que irão experienciar um período de intercâmbio de 30 dias, nos Estados Unidos.

Na madrugada desta quarta-feira, enquanto os pais se preparavam para mais um dia de trabalho na roça, o garoto embarcou em seu primeiro voo de avião, com destino a Recife, onde concretiza o processo de retirada do visto norte-americano.

“É a primeira vez que eu saio do Piauí para ir a outro estado. Distante da minha família, minha mãe fica super preocupada comigo. Esse intercâmbio vai ser bom tanto para mim, quanto para meus colegas. Para mim vai agregar uma coisa a mais no meu currículo. Eu acho que esse intercâmbio foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, avalia o estudante.

Na capital pernambucana, os alunos estão acompanhados de seis professores e do Secretário Washington Bandeira que ajudou a guiar os alunos durante o passeio turístico na capital pernambucana.

“Embarcamos às cinco horas da manhã e vamos acompanhar seis times vencedores do Seduckhaton a Recife, para emissão do visto norte-americano. Estão aqui os estudantes, os professores, todos empolgados com mais essa etapa da preparação para o intercâmbio educacional do Seduckhaton, que ocorrerá nos próximos meses de setembro e outubro, em escolas técnicas de tecnologia da informação, em Massachusetts” afirmou Bandeira.

 

 

 

 

Primeiro voo
Aluna do curso de desenvolvimento de sistemas, no CETI Liceu Parnaibano, Kamilly Bianca era pura ansiedade antes do embarque. Em sua primeira experiência fora do Piauí, uma das campeãs da primeira edição do Seduckhatlon não cabia em si ao revelar as expectativas em seu primeiro voo de avião.

“As minhas expectativas para essa viagem estão muito altas, porque eu espero que seja muito divertido. Nós vamos ter também o tour pela cidade, conhecer um pouco, ter a experiência de visitar, de andar de avião, muitos de nós pela primeira vez e, também, ter uma parte tão importante para essa etapa do intercâmbio, que é a entrevista do visto”, revelou Kamilly.

A inquietação, aliás, era sentimento compartilhado por todos. A caminho da sala de embarque, Fabiana Duarte, membro da equipe do CETI Paulo Freire, do município de Guaribas, lembrou que, para ela, essa viagem começou antes mesmo do sonho do intercâmbio ser uma possibilidade, ainda que remota. Natural do interior da Bahia, ela viu o seu destino mudar após a mãe resolver apostar na educação da filha e buscar por oportunidades melhores na rede estadual de ensino do Piauí.

“Primeira vez que eu estou andando de avião. Estou nervosa demais”, afirmou Fabiana, enquanto tentava disfarçar o medo de altura, o qual confidenciou pouco tempo depois. “A escola que eu estudava, lá no interior da Bahia, deu uma pausa e demorou muito para retornar. Minha mãe já sabia do desenvolvimento do estudo lá em Guaribas e escolheu a cidade”, pontuou.

Se de um lado a euforia era senhora, do outro, a saudade e cuidado se manifestava em lágrimas e acenos de até logo. Lisiane Lima, mãe de Sérgio Henrique (17), estudante do 2º ano do ensino médio no CETI Maria Conceição Salomé, vivia o seu próprio misto de emoções. Mais afastada do grupo de alunos, ela observava atentamente o filho dar o primeiro passo em direção a um sonho que foi sonhado por toda a família.

“É um misto de emoções. Emoção como mãe, porque é filho único, então a gente não quer deixar partir, mas, ao mesmo tempo, a gente sabe que é lá fora onde ele vai alcançar voos maiores. O Sérgio sempre gostou da parte de tecnologia, de inovação, e hoje ele se encontrou”, afirma a mãe orgulhosa.

 

Seduckhaton
O Seduckathon é uma competição histórica, realizada pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc), que, em sua primeira edição, premiou os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, além dos seus respectivos professores orientadores, com um intercâmbio educacional de 30 dias, onde irão vivenciar atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.

Os estudantes enfrentaram o desafio de apresentar projetos que reúnem soluções práticas e que aprimoram a rotina escolar. O evento ocorreu de 24 a 26 de abril, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).