Cidadeverde.com

Prefeito de Uruçuí volta ao cargo após liminar do TJ/PI

Imprimir
O desembargador Hilo de Almeida Sousa concedeu liminar suspendendo decisão da Câmara Municipal de Uruçuí, que afastou o prefeito Valdir Soares da Costa (PT) do cargo. O pedido havia sido negado pelo juiz da comarca local. 

Valdir Soares pode voltar ao cargo a qualquer momento

Valdir Soares foi afastado pelos vereadores no dia 5 de novembro. A alegação foi de que o gestor teria passado mais de 15 dias fora do município sem comunicar ao Poder Legislativo.

Em sua decisão, Hilo de Almeida Sousa concluiu que "o afastamento do agravante do cargo de prefeito ocorreu automaticamente ao recebimento da denúncia de irregularidades, sem que tenha observado o contraditório e a ampla defesa". O desembargador dá 10 dias para que a Câmara cumpra a liminar.

Na ausência de Valdir Soares, o vereador Sérvulo Carvalho, presidente da Câmara, assumiu a prefeitura e exonerou todo o secretariado. 

Vai e volta
Eleito em 2008, Valdir Soares já foi afastado do cargo em outras oportunidades, na mesma gestão. 

Em janeiro de 2011, o prefeito se ausentou do cargo após ser preso pela Operação Geleira, da Polícia Federal, que investigou suposto uso de notas frias em pagamentos de municípios.

Valdir deu lugar ao vice Elmar Leitão em maio de 2011, após enviar um atestado médico para justificar a ausência em uma CPI que o investigava, e abril de 2012, já cassado pela Justiça Eleitoral. 

Na campanha para a reeleição no último outubro, o petista acabou em terceiro lugar.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais