Cidadeverde.com

Piauí realiza 1ª Marcha pela Humanização do Parto na sexta (23)

Será realizado no dia 23 de novembro de 2012, a I Marcha pela Humanização do Parto, com concentração na Praça Rio Branco (atrás da Igreja Nossa Senhora do Amparo), centro de Teresina, às 16 horas. A Marcha é uma grande mobilização estadual em favor da humanização do parto e nascimento, com a finalidade de informar e sensibilizar a população, em especial mulheres, quanto à importância do parto humanizado, sendo uma ação em prol da melhoria da qualidade da assistência da população materno-infantil piauiense.
 
Um dos indicadores que demonstra a saúde obstétrica de um país são as taxas de mortalidade materna e neonatal. De acordo dados do DATASUS/2011, no Brasil, em 2009, foram aproximadamente 63,5 óbitos de mulheres para cada 100.000 nascidos vivos, e no Piauí, em 2011, a taxa foi de 90,7 óbitos de mulheres para cada 100.000 nascidos vivos. Já a mortalidade infantil e neonatal no Piauí, em 2011, representou, respectivamente, 16,9 e 12,5  para cada 1.000 nascidos vivos. Dados considerados bastante elevados quando comparados aos de países desenvolvidos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o parto cesário aumenta em 50% o risco de morte para o recém-nascido, e em até 12 vezes o risco de morte materna. No ano de 2011, do total de partos realizados no país, 52% foram cesarianos; no Piauí, esse percentual foi de 48,4%. Essas taxas contrariam a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de apenas 15%. Na rede privada, os dados são alarmantes, onde as cesáreas representam mais de 90% do total de partos, segundo o DATASUS/2011.
 
O acesso à informação é importante para reduzir as altas taxas de cesarianas e reduzir a morbimortalidade materna e neonatal no Estado. Pensando no bem estar da mãe e na saúde do bebê, o Governo Federal vem implantando políticas de apoio ao parto humanizado como o projeto Rede Cegonha, que entre outras ações divulga o direito que a futura mamãe tem de ter ao seu lado um acompanhante, de livre escolha, durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto, assegurado pela Lei n° 11.108/2005.
 
A Marcha pela Humanização do Parto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Piauí (ABENFO-PI), realizado em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Conselho de Enfermagem (COREN-PI), Universidade Federal do Piauí, Rede Cegonha, Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Diretoria de Política para Mulheres da SASC, Núcleo de Estudo e Pesquisa do Cuidar Humano em Enfermagem – NEPECHE, Sociedade Civil e Organizações Não Governamentais (Ong's).
 
Informações adicionais:
 
- Percurso: Saída às 16 horas da Praça Rio Branco seguindo pela rua Simplício Mendes, sentido Norte/Sul, com chegada na Praça Saraiva.
- Os participantes da Marcha contarão com carro de apoio com sistema de som e ambulância do SAMU.
- Contato da organização: Lucimar Ramos, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí e Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Piauí (ABENFO-PI). Celular: 9981-7657.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais