Cidadeverde.com

"10% das escolas do PI estão acima da média do Enem", diz Átila Lira

Imprimir
O secretário estadual de Educação, Átila Lira (PSB), afirmou que apenas 10% das 850 escolas piauienses estão acima da média de 474,2 pontos do Enem para escolas públicas nacionais. Apesar do baixo percentual, o gestor se diz satisfeito com o resultado e acredita que no próximo ano a pontuação do Piauí será melhor.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

"As escolas particulares, temos que ver, que são para a classe média, para a elite. A rede estadual representa 90% dos estudantes do Piauí e por isso estou satisfeito com o resultado. Além disso, temos vários programas para melhorar o ensino, especialmente nas áreas de Português e Matemática", explicou o secretário.


O gestor acredita que o resultado irá melhorar em 2013, por conta dos investimentos na área da Educação. "Estamos ampliando escolas, implantando o programa Tempo Integral, climatizando as salas. Estamos fazendo licitação para climatizar todas as escolas", pontuou.

Piso dos professores

Átila voltou a afirmar que o Piauí irá pagar o piso nacional dos professores e explicou que o governador Wilson Martins (PSB) só questionou na Justiça a competência da decisão, que deixou de ser do Estado. "Isso vai de encontro à autonomia do Piauí, mas vamos pagar o piso e estamos fazendo esforço para garantir melhores condições de trabalho", acrescentou.

Eleições 2014

O político afirmou que só será candidato à reeleição em 2014 se for aprovado na Secretaria de Educação. Ele também ressaltou que a tendência de quem está no governo é se candidatar ao Senado Federal, mas no caso de Wilson Martins, tudo dependerá das conjunturas políticas.


"Já falei com o Wilson, mas ele disse que só quer discutir em 2014. Ele vai se dedicar ao seu governo até março, depois disso ele decide se tenta ou não o Senado", enfatizou.

Átila Lira também considerou que as conjunturas nacionais irão interferir no Estado e disse que o vice-governador José Moraes Souza Filho (PMDB) é a opção natural do PSB para o governo, apesar da possível candidatura do senador Wellington Dias (PT).


"Wellington não admitiu se será ou não candidato ao governo, mas ele sabe que Zé Filho vai se candidatar e que é natural o PSB apoiá-lo", finalizou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais