Cidadeverde.com

Animais da 62ª Expoapi já estarão vacinados contra Febre Aftosa

Imprimir
O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, José Antônio, garantiu, nesta sexta-feira (23), que todos os animais que participarão da 62° Expoapi estarão devidamente vacinados contra a Febre Aftosa.


Apesar da vacinação regular ter sido confirmada apenas para janeiro de 2013, os animais que forem transitar do Piauí para outro Estado devem receber a vacina com antecedência.

"A etapa de vacinação foi adiada, vai ter início no dia 1° de janeiro. Mas os animais que irão participar de eventos e transitar do Piauí para outro Estado têm que estar vacinados, têm que apresentar certificação de vacina contra a febre aftosa", enfatizou o diretor.


José Antônio ressaltou que o Estado espera sair da zona de risco da Aftosa nos primeiros meses de 2013. "O Piauí e outros Estados do Nordeste estão vislumbrando para o início do próximo ano a saída da zona de risco médio para área livre da Febre Aftosa. Essa é a nossa maior preocupação. Temos que ter esse índice de vacinação acima de 90%", explicou.

O diretor acrescentou que caso esse índice não seja atingido dentro do prazo na região do semiárido, pedirá mais tempo para o Governo Federal. "Acredito que as regiões Sul e Norte do Estado não terão problemas, já que são regiões de condições diferenciadas, mas o semiárido, mais atingido pela seca, poderá precisar de um mês a mais", finalizou.

Elivaldo Barbosa (TV Cidade Verde)
Jordana Cury (Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais