Cidadeverde.com

Piauí: Sindicato dos Psicólogos será fundado neste sábado

Imprimir
O Sindicato dos Psicólogos do Estado do Piauí será fundado neste sábado (24), com a presença da presidente da Federação Nacional dos profissionais da área (Fenaspsi), Fernanda Lou Sans Magano, a partir das 8h30, na sede da CUT-PI, em Teresina. A programação da I Oficina de Organização dos Psicólogos conta com palestras e Assembleia Geral.

Atualmente, há 1.580 psicólogos no Piauí. A cada semestre formam-se cerca de 100 novos profissionais oriundos de quatro instituições de ensino superior que ofertam graduação de Psicologia. Na oportunidade, serão discutidas problemáticas e avanços no cenário local. “A categoria vem se indignando há algum tempo com a desvalorização do profissional de psicologia no mercado de trabalho, assim busca no coletivo, apoio para implementar políticas sindicais que garantam a dignidade no exercício da profissão”, afirma a psicóloga Ana Gabriela Rebelo, uma das organizadoras do evento.

Todos os psicólogos do Estado foram convidados para a programação que acontece o dia todo e têm inscrições gratuitas por meio do e-mail [email protected]. Na oportunidade, profere palestra a presidente da Federação Nacional dos profissionais da área (Fenaspsi), Fernanda Lou Sans Magano, que é conselheira do Conselho Nacional de Saúde e secretária geral no SinPsi-PI, com mais de 15 anos de experiência no sistema prisional paulista. 

A iniciativa é do Movimento Pró Sindicato dos Psicólogos do Estado do Piauí, composto por 20 pessoas, e objetiva a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos associados, além de promover também estudos da área, aperfeiçoamento profissional e melhorias das condições de trabalho e salarial da categoria. “Historicamente, quando nos organizamos, conseguimos conquistar avanços e melhorias não só para uma categoria, mas para a própria sociedade, proporcionando transformações sociais e garantindo os direitos básicos de cidadania de todo o grupo de trabalhadores”, ressalta o psicólogo Ricardo Cruz, que faz parte do movimento.

De acordo com o movimento Pró Sindicato, a categoria tenta se organizar desde 2008. Alguns avanços foram conquistados como a inserção dos psicólogos nas políticas públicas do SUS e SUAS e maior integração entre os membros da categoria. “Mas temos algumas metas importantes, como a luta por melhores condições salariais; redução da jornada de trabalho para 30 horas; assistência jurídica para categoria; contribuir com a qualidade da formação profissional, além da politização dos graduandos para renovação do movimento”, acrescenta a psicóloga Ana Gabriela.

Psicologia no Piauí: cenário e atuação

A Psicologia piauiense surgiu há 14 anos com o funcionamento do primeiro curso no Estado, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Desde então, cresce com conquistas marcantes na visão humanitária dos usuários de saúde. Politicamente, o psicólogo está envolvido em praticamente todas as políticas de estados – preventivas e assistenciais – transpassando questões resolutivistas de cura (bio-médico) a planejamentos/prevenções estruturais e amplas do conceito sanitário. Esse marco contribuiu, sobretudo, aos profissionais uma reflexão da sua atividade e do atual contexto. 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais