Cidadeverde.com

Economista quer despertar espírito empreendedor em palestra no Piauí

Imprimir
A palestra da professora Rita Silveira, na Feira do Empreendedor 2012, comprou um dos maiores desafios de mercado. Responder uma das mais temidas questões: ser ou não ser empresário. O encontro reuniu cerca de 30 participantes em uma das salas do espaço de eventos da Federação das Indústrias do Piauí - Fiepi -, em Teresina. 


"Meu principal foco vai ser trabalhar a definição dos objetivos de vida desses participantes. Eu quero despertar o perfil empreendedor de cada um, ou não", disse a palestrante, nascida em São Bernardo do Campo/SP, mas que escolheu o Piauí para promover consultorias empresariais. 


A palestrante desenvolveu seu trabalho baseado em um dos dados que mais chamam a atenção no Piauí. O Estado lidera o ranking nacional de abertura de novas empresas. "Está no sangue do povo brasileiro. Todo mundo gosta de empreender. Eu quero incentivar que as pessoas busquem suas realizações pessoais. Que eles tenham prazer em fazer acontecer", acrescentou Rita Silveira.


A comunicação da palestra foi baseada em esclarecer todo o processo de abertura de uma empresa. Ao final, a professora de Economia e ex-servidora pública federal deixou uma mensagem especial para as mulheres piauienses: "70% das empresas abertas neste estado foram possíveis através da força de vontade das mulheres. O que ainda falta é vocês investirem em capacitação, em informação sobre gestão. Sem isso, ninguém vai para lugar nenhum".


Rita Silveira destacou ainda que um empreendimento bem sucedido nasce através de um processo. Para vencer, é necessário cumprir etapas como: estudar o mercado; criar um planejamento; e estratégias que garantam o diferencial do negócio. 


Mari de Deus Pereira, 24 anos, estuda curso técnico em administração. Ela afirma que participou da palestra com um único objetivo: saber se tem ou não vocação para ser empresária. "Meu grande sonho é ter minha própria empresa, mas eu não sei se tenho perfil de liderança. Por isso, essa foi a palestra que mais me interessarou".

Maria de Deus e futura sócia.

Lívio Galeno (flash da Fiepi)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais