Cidadeverde.com

APPM: Presidente pede consenso na sucessão e reforço junto a Dilma

Imprimir
Prefeitos de várias regiões do Estado estão reunidos na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para um café da manhã que representa o primeiro encontro entre os 224 eleitos este ano. Durante o evento será apresentado também aos novos gestores o Congresso das Cidades, uma realização da TV Cidade Verde em parceria com a APPM. 


Evelin Santos / Cidadeverde.com

O congresso acontecerá em janeiro e será uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre administração pública. Segundo o atual presidente, Francisco Macêdo, é um momento de interação e integração. "Nós estamos aqui para nos conhecermos e conhecermos a Casa [APPM] e o que ela faz pelo desenvolvimento do município", afirmou.


Macêdo também falou que vai buscar um consenso para eleger seu sucessor. "Nós temos dois candidatos, Luiz Neto, que representa o Médio Parnaíba, e Arinaldo Leal, que representa do Sul do Estado. Irei sentar com os dois e tentar um consenso, porque não é interessante que haja divisão", destacou o presidente da APPM.


Estão presentes no evento o vice-governador do Estado, José Moraes Souza Filho e sua esposa, deputada Juliana Moraes Souza, o secretário de Educação Átila Lira, o ouvidor do Estado, João Mádison, os deputados federais Marcelo Castro, Jesus Rodrigues e Júlio César, prefeitos de todas as regiões do Piauí, como o deputado Kléber Eulálio, eleito prefeito em Picos, deputado Odival Andrade, eleito em Piripiri, entre outras autoridades.


O vice-governador disse que este momento é importante para que os prefeitos se conheçam e saibam planejar suas cidades sobre os projetos que podem ser feitos.

Discurso [Atualizada às 9h53]

O presidente Francisco Macêdo abriu seu discurso fazendo um chamado aos novos gestores. "Vamos enviar telegramas para a presidenta Dilma, com a seguinte frase: 'Sanciona Dilma', para que a Lei do Pré-Sal possa beneficiar a todas as cidades", afirmou.


Para Macêdo, não é aceitável que apenas o Rio de Janeiro concentre os royalties da produção de petróleo. 

Eleições da APPM [Atualizada às 11h49]

O prefeito eleito em Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, aproveitou a solenidade de boas-vindas aos novos gestores para somar apoios para sua candidatura à presidência da APPM.

"A gente fica lisonjeado e o grande apoio que recebemos mostra que o trabalho que está sendo feito vem sendo reconhecido por vários parlamentares e prefeitos. Queremos trabalhar com todas as esferas, incluindo o governo", declarou Arinaldo.


Segundo o candidato, a prioridade no momento, para a Associação é reforçar a ponte dos municípios com o governo federal e melhorar o sistema de informação da APPM, para que as propostas sejam interligadas e conhecidas imediatamente por todos os gestores.

O também candidato à presidência da APPM, Luiz Neto, prefeito eleito em Amarante, pretende integrar as prefeituras de uma forma mais concreta em sua gestão.


"Nós queremos dar oportunidade a todos os municípios e priorizar os serviços à população", destacou Luiz Neto.

O candidato receberá os prefeitos presentes na solenidade da APPM para um almoço em uma churrascaria da capital. Na ocasião, ele pretende somar apoios a sua candidatura, que representa a região do Médio Parnaíba.


Flash de Caroline Oliveira e Rayldo Pereira
Redação de Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais